Você sabe qual é o papel social do designer?

Todo profissional carrega consigo uma responsabilidade social. Seja ele um médico, advogado ou professor, as profissões vão muito além do básico e com os designers não poderia ser diferente. Com esse artigo procuramos clarear essa ideia em sua mente e esperamos que, ao terminar de lê-lo, você sinta vontade de fazer a diferença no mundo.

Vamos lá!

Todas as vertentes do design podem contribuir com mudanças efetivas no bem-estar da sociedade. Os designers de produto, por exemplo, podem optar por materiais que não agridam o meio ambiente ao desenvolver suas embalagens, tendo em vista que possuem responsabilidade pelas suas escolhas. O autor Victor Margolin, em seu livro “A Política do Artificial”, disserta sobre sua ideologia, veja: o “designer e a sua capacidade de imaginar e dar forma em produtos materiais e imateriais podem resolver os problemas humanos em larga escala e contribuir para o bem-estar social”.

Mas e o design gráfico? O que pode ser feito?

O designer gráfico também tem sua responsabilidade na medida em que os valores sociais são aplicados adequadamente. Seu talento pode sim melhorar a realidade de pessoas necessitadas. Como? Fácil! Entre para a equipe de voluntários de ONGs, redes e instituições que não têm capital para remunerar seus colaboradores.

É muito simples encontrar ONGs que precisam de voluntários. No site OngsBrasil você pode buscar por instituições não governamentais em todo território nacional. O www.voluntarios.com.br também pode te ajudar nessa busca! Caso prefira, procure se informar com as entidades da sua cidade para encontrá-las. Lembrando que a sua ajuda não precisa ser presencial, algumas ONGs contam com voluntários espalhados por todo Brasil que ajudam remotamente  .

Basta talento e força de vontade para fazer a diferença!

Você já faz algum tipo de trabalho voluntário? Conhece alguma ONG que está precisando de auxílio? Deixe-nos um comentário. 🙂

Aproveite para compartilhar este artigo na sua rede social para propagar a ideia e ajudar quem precisa!

2 thoughts to “Você sabe qual é o papel social do designer?”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *