Verdades e mitos sobre um bom vendedor

Olá amigos, bom dia! Você se considera um bom vendedor? Sabe quais são os requisitos necessários para ser considerado um profissional de sucesso nas vendas? Existem muitas verdades e mitos sobre este assunto e é o que você acompanha agora no Blog da Futura.

Logicamente as vendas são indispensáveis para o sucesso de um negócio. O bom vendedor é aquele que consegue lidar bem com objeções durante a negociação de uma venda.

Nesta área de atuação existem muitos mitos que são alimentados e acabam ganhando fama, como por exemplo:

– Bom vendedor é aquele que fala muito

Esse é um dos principais mitos sobre um bom vendedor. Falar como uma vitrola sem parar não é garantia de sucesso nas vendas. As pessoas confundem “falar muito” com “falar bem”, ou seja, não adianta falar sem parar e irritar o cliente, é preciso falar bem e ter o repertório variado para negociar com um empresário ou com uma dona de casa.

– Bom vendedor é o que dá mais descontos

Outro mito a ser derrubado. É muito comum na hora em que está fechando a venda com um cliente, o vendedor conceder um descontinho. Isso, de maneira alguma, quer dizer que você é um bom vendedor apenas por ter oferecido um desconto e ter fechado a venda. Nestes casos a dica é: Crie um valor agregado para o que está vendendo e pesquise alternativas que estejam ao seu alcance para fechar o negócio. Nada de fazer loucuras e não lucrar nada.

– Um bom vendedor vende qualquer coisa, para qualquer um

“Você não é um bom vendedor? Então tem que conseguir vender qualquer coisa, que vendedor de araque é você?” Com certeza você já escutou essa afirmação. Um bom vendedor não é aquele que consegue vender tudo e sim aquele que estuda o mercado, identifica o perfil do cliente e cria uma estratégia de venda. Não é apenas oferecer que a pessoas vai comprar.

– Você já nasce vendedor

Todas as pessoas desenvolvem um talento especial e demonstram uma certa “facilidade” em algumas atividade. É a famosa expressão “VOCÊ NASCEU PRA FAZER ISSO”. Ok, mas isso não quer dizer que só porque você tem o “dom para vender” que você vai ser o melhor vendedor. Mesmo que você tenha um talento especial, é importante se capacitar com técnicas, cursos e estar sempre atualizado com as novidades do mercado. Obs: Qualquer pessoa pode desenvolver e se tornar um bom vendedor, não apenas quem nasceu com o talento.

– O bom vendedor é o que vende muito

Vender muito não significa que o profissional seja um fenômeno de vendas. Mais vale uma boa venda com um lucro um pouco maior, do que várias vendas com o lucro mínimo, correndo o risco de sair no prejuízo, caso ocorra algum erro no processo. Claro, tudo depende da estratégia que o vendedor traçou, mas o ideal é vender no valor justo e não “pagar para trabalhar”!

Se identificaram com alguns dos mitos? Aposto que sim. Em linhas gerais, para ser um bom revendedor é preciso ter autoconfiança, persistência, paciência e entusiasmo. Demonstrar para o cliente que você está preocupado em apresentar soluções gráficas para empresa dele e não apenas lucrar nas costas dele. Aposte no PÓS VENDA para fidelizar clientes e boas vendas.

Equipe Futura Imbatível
www.futuraim.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *