Veja como evitar problemas antes de fechar seu arquivo em PDF

Bom dia, amigos! Explicaremos agora formas rápidas de evitar problemas, possíveis reposições de materiais e transtornos com o seu cliente. Fique atento, procure sempre seguir os procedimentos listados, conferindo atentamente todos os tópicos garantindo então qualidade total nos seus impressos.

 

1 – ORGANIZAÇÃO DOS ARQUIVOS

Organize seus arquivos de forma que fique fácil o acesso, pastas do tipo: Nome do Cliente, Dia correspondente aos trabalhos, Aprovados ou Não Aprovados. Dessa forma irá ter mais agilidade na apresentação do layout e aprovação.

 

2 – GABARITOS

Sempre utilize nossos gabaritos para criar os layouts, pois lá contém as margens de segurança, refile e tamanho final, orientando-o a seguir de forma correta para não causar danos ao material, conseqüentemente insatisfação do seu cliente.

 

3 – PALETA DE CORES

Utilize sempre por padrão a paleta CMYK do CorelDRAW®, pois a possibilidade de sair a cor apresentada em tela no impresso é maior. Vale lembrar que pode ocorrer variação de cor, principalmente utilizando cores RGB, PANTONE e entre outras.

 

4 – BITMAPS

Trabalhar com imagens no layout, hoje em dia, é essencial, porém devemos tomar certos cuidados com o sistema de cor, efeitos e resolução correta. Para evitar problemas é recomendado converter efeitos (Gradientes, Malhas, Texturas, Sombreamentos, Transparências, Envelope e Distorção) em BITMPAP com resolução de 300dpi no sistema de cor CMYK (32 bit).

 

5 – TOMBO DO VERSO

No caso de arquivos verticais, sempre envie o verso na orientação contrária à frente, utilizando a rotação de 90º para a frente e -90º para o verso. Esses procedimentos se aplica a flyers e aos demais produtos  que siga a mesma orientação.

 

6- TEXTOS

Problemas comuns com fontes podem ser evitados seguindo algumas orientações, como: Converter os textos em curvas, (Principalmente quando acompanhado de efeitos como Sombra e Power Clip) Nunca utilize fontes menores que 8pt, pois a cor do fundo pode entupir as fontes. Preenchimentos ou contornos com o PRETO 100% nas 4 cores pode causar decalques nos impressos, cores fora de registro,  tornando as fontes trêmulas. Outro cuidado importando de salientar é a quantidade de números de nós, nunca solde os textos quando convertidos em curvas, pois pode apresentar um valor superior a 900 nós e isso causa corrompimento no arquivo, não saindo na impressão (isso se aplica a todos os vetores).

 

7 – MÁSCARA DE VERNIZ

Para produtos que acompanham máscara de verniz localizado, recomendamos que faça sempre a conferência do encaixe da máscara no local que será aplicado, pois poderá ocorrer variação na aplicação. A máscara de verniz deverá ser criada em vetor na cor MAGENTA.

 

8 – VARIAÇÃO NO REFILE

Pequenas variações são permitidas e em determinados materiais são mais visíveis, mesmo estando dentro da margem mínima permitida evite de usar contornos ou bordas no layout.

 

9 – VARIAÇÃO DE COR

Mesmo a Futura Imbatível contando com o mais moderno sistema de impressão, poderá haver variação nas tonalidades de cores que geralmente pode chegar até 10%. As variações de cores são comuns quando se tem no arquivo formação de 4 cores, sendo valores quebrados. Exemplo:  C:98 M:82 Y:15 K:28, podendo ajustar a cor da seguinte forma: C:100 M:80 Y:0 K:30. Utilizando valores inteiros e com três composições no máximo a qualidade do impressos se tornará mais real.

(Para imagens quando convertidas, não há como mexer na composição, pois é um objeto composto por pixels).

 

10 – CALÇO NAS CORES

Para fundo preto, sempre utilize o preto com calço de 40% de ciano (C:40 M:0 Y:0 K:100). Lembre-se de utilizar esta fórmula somente para fundos pretos.

 

11 – INFORMAÇÕES SOBRE O DOCUMENTO

O CorelDRAW® dispõe de uma ferramenta que analisa o documento e traz todas as informações técnicas, para acessar esta ferramenta clique no menu Arquivo>Informações do Documento.

 

Parece bobagem, mas seguindo essas dicas você evita muitos problemas e dores de cabeça. No começo é meio complicado lembrar de tudo, mas com o tempo vira rotina!

 

Equipe Futura Imbatível
www.futuraim.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *