Tutorial – Como fazer máscara de verniz localizado no Photoshop

Com a intenção de agilizar o seu processo de criação, criamos esse tutorial para que você consiga fazer máscaras de verniz localizado com maior facilidade. O verniz localizado é ideal para o cliente que deseja um acabamento mais sofisticado no material impresso.

Primeiro você deve definir quais objetos ou formas serão aplicados o verniz localizado.

Ao definir qual objeto receberá a aplicação do verniz localizado, selecione-o e defina na paleta de cor a composição MAGENTA (C: 0{d3e34648b6fe03cd7587e26918d6c639da9a8b9ab7777e717fffd8cbd9e156d5} M: 100{d3e34648b6fe03cd7587e26918d6c639da9a8b9ab7777e717fffd8cbd9e156d5} Y: 0{d3e34648b6fe03cd7587e26918d6c639da9a8b9ab7777e717fffd8cbd9e156d5} K: 0{d3e34648b6fe03cd7587e26918d6c639da9a8b9ab7777e717fffd8cbd9e156d5} ), e preencha o objeto selecionado com a cor MAGENTA, o preenchimento deve ser exato, não havendo efeito de gradiente ou transparência.

1. Selecione a parte desejada para aplicação do verniz.

1

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

2. Preencha os objetos com a cor MAGENTA por completo (Sem efeito de gradiente ou transparência)

2

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Após aplicação da cor MAGENTA no objeto, excluir todo conteúdo do layout que não receberá essa aplicação.  Salve o arquivo com um nome de fácil identificação. Exemplo: Cartão-iPhone-Verniz-Local-Frente.psd. Caso o material tenha verniz localizado no verso, fazer o mesmo processo aplicado no exemplo.

3 . Manter somente o objeto que receberá a aplicação de verniz localizado.

3

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Após definição da máscara de verniz, salve cada parte do layout em PDF/X1-a e unifique-os gerando apenas um arquivo PDF na seguinte ordem: Frente, Verso, Verniz Frente e Verniz Verso.
Respeitando essas orientações, seu material estará pronto para impressão. Atente-se ao enviar o arquivo em PDF/x1a.

4. COMO JUNTAR 4 ARQUIVOS EM PHOTOSHOP EM PDF PARA UM ÚNICO ARQUIVO.

O Photoshop, como conhecemos, não trabalha com páginas, e parece impossível juntar arquivos para formar um único pdf para impressão. A seguir mostramos como pode ser feito essa unificação de aquivos em PDF.

Primeiro passo: elabore seu cartão de visita e máscaras de verniz como explicado anteriormente.

Separe os arquivos formando somente as 4 páginas, com nomenclatura para melhor identificação. Salve todo os arquivos e mantenha somente aquele que fará parte do arquivo final. Caso tenha outros arquivos, ele irá atrapalhar o processo, por isso mantenha somente os que vão compor PDF final.

futura-photoshop

 

Próximo passo: vá em: file>Automate>PDF Presentation.

futura-photoshop-passo2

 

Ao fazer isso, uma nova janela se abrirá para você preparar o arquivo da melhor maneira.
Clique em ADD OPEN FILE (Adicionar Arquivos Abertos). Ele irá utilizar todos arquivos abertos no PhotoShop para a mesclagem das ABAS. Caso precise organizar as páginas, você pode movê-las clicando e arrastando para cima ou para baixo para colocar na sequência correta.

futura-photoshop-passo3

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

As seguintes configurações devem-se manter como o original, são informações opcionais, clique em SAVE e escolha onde salvar seu arquivo, depois nomeie como desejado.
Assim que escolher onde salvar, uma janela de configuração do PDF se abrirá. Configure em PDF/x-1, para melhor qualidade de impressão, marque sempre a opção de VIEW PDF AFTER SAVING. (Visualizar PDF depois de salvar)

futura-photoshop-passo4

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Pronto. Visualize e verifique se seu arquivo está correto para enviar à produção.

17 thoughts to “Tutorial – Como fazer máscara de verniz localizado no Photoshop”

  1. Tai gostei simples e claro!.. Mas q tal mandar esse tuto p/o nosso e-mail ia ser supimpa rsrrs bração ae fellows do bem boa semana tosdos

    1. Olá, Gerson! Tudo bem?
      Nós enviamos os conteúdos que saem aqui no blog para os e-mails que estão cadastrados em nossa newsletter. Você pode se cadastrar no box aqui que fica do lado direto da nosso blog com o nome “ASSINE NOSSA NEWSLETTER“! 😉
      Continue nos acompanhando!

  2. Muito bom!!
    Apanhei muito em um cartão de visita e=que fiz com vocês, mas graças as orientações de vocês consegui finalizar.
    Parabéns!

  3. Muito legais as dicas! Mas uma pergunta, não encontrei no site a opção para fazer Cartões com Verniz localizado na frente e verso!…
    Não tem mesmo? 🙂

    Aguardo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *