Soft Skills: entenda o que são e como podem fazer a diferença na sua carreira

O termo soft skills, habilidades comportamentais em tradução livre, está cada vez mais presente em entrevistas de emprego e no dia a dia das grandes empresas.

Agora você deve estar se perguntando, como um termo utilizado, em sua maioria, por recrutadores pode influenciar na minha rotina como revendedor gráfico? Essa é fácil! As soft skills são úteis em diversas ocasiões e, se você é uma gráfica parceira, a resposta fica ainda mais fácil de ser respondida. Veja abaixo:

Para que você possa entender o termo por completo, vamos explicar primeiro o que são hard skills.

São consideradas hard skills as competências técnicas de um profissional. Habilidades que são aprendidas através de cursos, workshops e que são facilmente quantificáveis. Dominar softwares como Photoshop, Corel Draw e Illustrator entram nessa categoria de skills (habilidades).

Por outro lado, as soft skills são as habilidades comportamentais, como relacionamento interpessoal, que são aprendidas ao decorrer do tempo através das experiências profissionais.

Sobretudo, as soft skills estão relacionadas com a forma de interagir e lidar com as pessoas. Confira abaixo a lista das seis habilidades mais importantes para seu negócio:

Capacidade de comunicação

A comunicação com seu cliente e/ou colegas de trabalho precisa ser eficiente e adequada para cada ocasião. Essa habilidade está diretamente ligada com a capacidade de avisar sobre possíveis problemas, ser organizado com suas tarefas e ter seu poder de persuasão calibrado.

Ética

A ética no trabalho vai desde chegar em um consenso com a equipe sobre quais decisões precisam tomar, até oferecer um copo de água ao cliente que acaba de chegar para uma reunião. O profissional moderno busca pela boa relação com seus parceiros e clientes independente de suas diferenças.

Empatia

Assim como ter ética no ambiente de trabalho é essencial, saber se colocar no lugar do outro é importantíssimo para manter uma boa relação e se destacar no mercado de trabalho.

Resolução de problemas

Ter novas ideias para resolver problemas é um diferencial. É preciso ter a noção de como executar um bom processo criativo para, assim, conseguir apresentar soluções inovadoras e alinhadas. As alternativas efetivas são ótimas saídas para os profissionais do meio gráfico.

Gestão de tempo

Atualmente, o tempo é o grande inimigo dos revendedores gráficos. Saiba priorizar os projetos que precisam ser feitos com mais urgência para conseguir cumprir os prazos estabelecidos.

Atitude positiva

É o poder de conseguir enxergar saídas quando ninguém mais acredita que exista uma solução. Você não precisa estar feliz e positivo todos os dias, mas recomendamos que passe a enxergar os problemas com outros olhos. Comece dando conselhos sábios aos seus clientes. Há sempre uma solução para o que te aflige.

 

E aí, você possui alguma das habilidades que listamos acima? Compartilhe conosco nos comentários para conversarmos sobre o tema. J

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