Semana do Designer

Novembro chegou e trouxe com ele uma data especial: o Dia do Designer Gráfico (dia 05.11). Com o intuito de homenagear você, nosso parceiro designer, preparamos este artigo sobre a sua profissão, com um Checklist de como ser autônomo. Leia mais com a gente!

O design gráfico, possui origens muito mais antigas do que pensamos. Há quem diga que, desde os desenhos pré-históricos, a influência para o seu surgimento foi alimentada e um dos fatores que mais influenciou na formação do design gráfico foi a criação da prensa móvel, de Johann Gutenberg.

Mas diferente do que muitos imaginam, essa área do conhecimento passou a ser reconhecida como profissão e ganhar avanços consideráveis apenas no início do século XX. Desde então, sua participação no dia a dia das pessoas é marcante, se fazendo presente no virtual e no impresso, dos panfletos aos filmes.

As mãos dos designers gráficos são responsáveis pelo desenvolvimento de identidades visuais e agregação de valor aos serviços e produtos oferecidos. Se você se identifica com esses criadores (ou já é um deles) e tem o desejo de ter seu próprio negócio, leia a seguir um Checklist de como se organizar para ser um designer gráfico autônomo.

  • Tenha certeza sobre seu desejo de produzir, assim será mais fácil desenvolver os projetos de forma rápida e satisfatória (para você e para o seu cliente);
  • Saiba qual o nicho você quer se especializar. Atender um nicho específico pode colaborar para que você otimize seu tempo de trabalho e atenda da melhor forma as demandas que chegarem a você;
  • Alimente sua cartela de clientes e mantenha contato periódico para se manterem ativos;
  • Seja econômico. Organize sua situação financeira, para garantir uma segurança na hora de investir no seu negócio;
  • Tenha cartões de visita sempre em mãos, eles são fáceis para transportar, colaboram na divulgação dos seus serviços e são a porta de entrada para a chegada dos novos clientes;
  • Esteja sempre atualizado com ferramentas que podem facilitar e otimizar seu trabalho;
  • Tenha disciplina e organização, para que a sua rotina seja fluida e produtiva;
  • Estude o mercado para determinar os preços dos seus serviços, de forma que não sejam abusivos, nem desvalorize seu trabalho;
  • Construa um portfólio e o mantenha atualizado;
  • Disponibilize seu portfólio em uma versão online e faça divulgação do mesmo, para que os clientes conheçam o seu trabalho;
  • Tenha uma gráfica como parceira e ganhe tempo no trabalho. Você garante a qualidade dos produtos e os prazos para seus clientes.

A FuturaIM, gráfica online, atende o Brasil inteiro, oferecendo uma cartela recheada de materiais, que te dão oportunidades de explorar a sua criatividade e testar diferentes produtos. Consulte o site e confira!

Espero que tenha gostado! Deixe suas dúvidas e opiniões nos comentários e até a próxima!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *