Selo FSC: entenda sua importância e conheça os produtos com papel reciclato

Chegou o mês de setembro, e com ele uma data muito importante: o dia da Amazônia!

Comemorado no dia 5 de setembro, o dia da Amazônia foi criado na intenção de conscientização sobre a importância da maior floresta tropical do mundo e sua vasta biodiversidade. E nesse dia, resolvemos falar um pouco sobre práticas de produção e consumo que colaboram com a preservação de nosso meio ambiente.

Você já ouviu falar do Selo FSC?

O selo FSC (Forest Stewardship Council ou em português, Conselho de Manejo Florestal) foi criado na década de 90 após notarem os grandes impactos gerados pelo desmatamento. O principal objetivo deste projeto é garantir uma melhor gestão florestal, ecológica, econômica, social e, acima de tudo, o controle sobre as práticas produtivas feitas nas florestas.

As empresas ganhadoras do Selo FSC possuem três características principais que colaboram com o meio ambiente e a sociedade, sendo elas:

  • Empresa ecologicamente correta

Todas as práticas produtivas com a gestão de FSC fazem um ciclo similar ao do natural da floresta, gerando mínimo impacto ao ambiente. Para que isso seja garantido, as empresas fazem o acompanhamento completo de sua produção, destinando os materiais adequados para seus devidos processos.

Na indústria gráfica, os papéis que se encaixam nesse padrão de produção são direcionados ao desenvolvimento de jornais, revistas e folhetos por exemplo.

  • Empresa socialmente justa

As empresas que trabalham com o Selo FSC garantem a proteção dos moradores das regiões de manejo florestal, dos direitos dos trabalhadores, da biodiversidade e de áreas com importância cultural. Além disso, ajuda no controle das disputas por posse de terra e protege espécies ameaçadas.

  • Empresa economicamente viável

Com o trabalho apoiado pelo Selo FSC, as empresas aprendem a fazer a melhor gestão da área florestal, aumentam a produtividade da região e ainda agregam valor ao produto que ofertarão, já que, esse tipo de produção tem ganhado cada vez mais espaço no mercado.

Hoje, o Selo FSC oferece ao mercado o papel reciclato – papel 100% reciclado – produzido com madeira do reflorestamento. Sabendo de tudo isso, porque não fazer a sua parte também? Nosso catálogo de produtos oferece opções do material “reciclato”. Não fique por fora e confira:

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *