Saiba quando usar 4×0, 4×1, 4×4

Ao decidir produzir um cartão de visitas ou um panfleto, vem a pergunta: com quantas cores será meu material? Quantas cores utilizar? E, afinal, o que são 4×0, 4×1 e 4×4 cores? Conheça agora qual o significado de cada um destes termos para que sua produção gráfica seja feita de maneira tranquila e sem dores de cabeça.

Nas gráficas, como a Futura Imbatível, o sistema de cores para impressão é o CMYK (ciano, magenta, amarelo e key – preto).  A mistura destas quatro diferentes cores em quantidades controladas define a tonalidade a ser impressa em qualquer tipo de situação. Utilizando um cartão de visitas como exemplo, confira agora como funcionam os tipos diferentes de padrão de cor:

Arquivos 4×0

Arquivos 4×0 contam com cores na frente e nenhuma no verso, ou seja, fica em branco.

futura_quando-usar-4x0-4x14x4-cores-4x0-1

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Arquivos 4×0 geralmente são utilizados como cartões de visitas e flyers onde o cliente opta em colocar todas as informações em apenas um lado do material. Assim, a leitura das informações fica muito mais simples e direta.

Arquivos 4×1

Arquivos 4×1 são coloridos na frente e contém impressão preto e branco no verso.

futura_quando-usar-4x0-4x14x4-cores-4x1-1

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Os arquivos 4×1 geralmente são usados onde o verso contém informações e campos para preenchimento, tais como orçamento, endereço dos estabelecimentos, informações adicionais, cartão fidelidade, entre outros.

 

Arquivos 4×4

Já os arquivos 4×4 contém cor tanto na frente como no verso da arte. Com isso, seu material, quer seja um cartão de visita ou panfletos, serão totalmente coloridos, permitindo assim que a criatividade do designer possa ser explorada ao máximo.

futura_quando-usar-4x0-4x14x4-cores-4x4-1

Por isso, na hora de escolher seu produto fique atento à descrição. Nela, estão todos as informações necessárias para a compra do material escolhido. Atente-se à quantidade de cores para que seu arquivo seja enviado rapidamente a produção. E não se esqueça: sempre envie seus arquivos no formato PDF/X1-A.

E lembrem-se sempre, a Futura está aqui para te auxiliar!

Possui alguma dúvida? Deixe aqui nos comentários 😉

Sobre o Autor:

Claudio Coutinho Claudio Coutinho
Gerente de Pré Impressão
Apaixonado por Pré Impressão e sistemas de automação. Paulistano, amante de música e tecnologia.

35 thoughts to “Saiba quando usar 4×0, 4×1, 4×4”

  1. Sempre bom o conteúdo produzido por vocês.
    No caso das 4 cores é por conta da mistura do C, M, Y, K? correto? Não teria a possibilidade de uso apenas de 2 cores ou uma cor que não seja o Preto (k)?
    No caso de silk, se conta o número de cores visualizadas e não a mistura porque a cor é produzida antes, correto?

    1. Muito obrigada, Thiago! 🙂

      Sobre as 4 cores, é isso mesmo. Por conta da mistura.
      Existe a possibilidade de uso de 2 cores ou uma cor que não seja preto. No processo gráfico, você poderá utilizar outras cores na impressão, como: uma cor específica da paleta de cores Pantone (impressão diferenciada, digamos, exclusiva, por um investimento diferenciado.). Ou até mesmo imprimir apenas a cor Ciano, Preto, magenta. Mas caso você queria imprimir o verde, haverá mistura de duas cores para chegar nessa composição, ok? 😉
      E sobre silk, a afirmação está correta! Caso as cores sejam exatas e sem efeitos, elas serão contadas pela quantidade. E se o seu layout for composto por efeitos ou imagem, o processo aplicado se chama CROMIA, seguindo o mesmo padrão do CMYK, tendo que separar as 4 cores usando retícula.

      Esperamos que tenha ajudado!

      Conte conosco 🙂

  2. Obrigado pela dica, parabéns “Futura Imbatível” por essa visão de empreendimento, em que todos ganhamos, bom preço e ótimo produto final.

    1. Olá, Silvio! Tudo bem?
      Se ele não conseguir acessar o cadastro pelo nosso site, entre em contato com a central de atendimento no site, ou entre no chat que fica online d segunda a sexta das 8:00 as 17:30 horas.
      Para envio de e-mail, você deve acessar o site, no lado direito tem a opção de “Dúvidas”, clicar em e-mail e no assunto Outras duvidas, solicitando os dados de acesso, certo?

      Apenas relembrando que os valores do site são para vocês representantes. A porcentagem repassada ao cliente final deve ser feita por você. 😉

  3. A futura não imprime nada em Pantone? Por exemplo, um cartão ser 4×1, mas com um lado em 1 cor verde pantone?

  4. É muito importante ter informações como essas, principalmente quem não tem familiaridade com o meio gráfico mas quer montar algum comercio com a prestação de serviço gráfico. Continuem postando artigos como esse, isso faz com que mais pessoas se interessem pelos seus serviços.

  5. Show este artigo, irá ajudar muita gente que tem esta dúvida, no inicio quebrei muita cabeça para entender essas nomenclaturas. Gostei muito sucesso!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *