Qual é o melhor software gráfico?

Bom dia, imbatíveis!

CorelDraw? Illustrator? Photoshop? Afinal, qual é o melhor software gráfico?
Quem trabalha na área de design e comunicação visual já está acostumado com a velha disputa entre as empresas CorelDraw Graphics Suite e Adobe Systems. Alguns defendem o CorelDraw com unhas e dentes, já outros não querem ver o programa nem pintado de ouro.

O uso desses softwares é feito por profissionais da área e não são aconselhados para iniciantes. Vamos listar alguns programas que podem ser utilizados e outros que não devemos utilizar na criação de um layout.

Primeiro os programas que não devemos utilizar:

Microsoft Word: Primeiramente, este software é um editor de texto, portanto, não é indicado para criação de um layout. Mesmo que você seja um “expert” no Word, terá muito mais trabalho para criar suas artes e terá mais trabalho ainda para finalizar esse layout. Arquivos com extensão “.docx” não são aceitos nas gráficas, então, utilize o Word apenas para escrever seus textos.

Microsoft PowerPoint: É o programa favorito do leigo para a criação de um layout, mas não é recomendável e vamos explicar o motivo.

Quando a arte é criada nesse programa, o cliente espera que a impressão final seja fiel ao layout desenvolvido (incluindo cores, fontes, diagramação) e não é bem assim que funciona. A questão é que o arquivo PPS, ou seja, nativo do PowerPoint, não pode ser usado pelos softwares de impressão em grande formato (RIPs) e só pode ser exportado para JPG em resolução de tela, o que impossibilita a ampliação com qualidade. Em outras palavras, o PowerPoint foi desenvolvido para a tela de um computador ou para apresentações num retroprojetor, e não para ser impresso. As impressões gráficas são feitas no padrão CMYK e não em RGB como é o caso dos layouts criados por esse programa. Portanto, não tente criar suas artes no PP.

Lista dos programas alternativos e simples de utilizar:

Just Banners: Como o próprio nome já diz é um software voltado para a criação de banners, tanto para web, quanto para impressão numa gráfica. Ele possibilita a criação de imagens em grandes formatos. É importante ressaltar que está disponível apenas para plataforma Windows e é shareware, ou seja, com limitações por ser gratuito e com tempo de uso.

Easy Desktop Publisher: Outro software simples de se trabalhar, permite criar todos os tipos de layouts e ainda conta com um banco de imagens prontas. A exemplo do Just Banner, também é shareware e está disponível apenas para plataforma Windows.

Swift Publisher: Um software bem simples de entender, foi desenvolvido para leigos no assunto e conta com diversos templates, imagens, clipes e modelos prontos. Permite que o usuário publique o arquivo em vários formatos, inclusive em PDF.

Programas profissionais

CorelDraw: É um dos softwares mais utilizados por designers de todo o mundo. Pertence a empresa canadense Corel e está na versão X7. O CorelDraw possibilita a criação de layouts profissionais, edição de imagem (através do Corel Photo-PAINT) e tecnicamente tem um custo baixo (Comparado com outros softwares pagos).

Apesar de ser muito utilizado, de ser atualizado anualmente, é um programa com diversos problemas de desenvolvimento. São os famosos “bugs”, como são conhecidos os erros de software. Na prática, o programa costuma “fechar sozinho”, trava quando está salvando, as vezes você salva e o arquivo “corrompe”, fora os problemas de publicação do PDF.

Mas calma, apesar de dar esses “paus”, é um ótimo programa para trabalhar e com o passar do tempo, você vai pegando os “macetes”.

Adobe Systems: É o “desejo de consumo” de todos os designers. Nos cursos de design, os futuros profissionais aprendem a desenvolver seus layouts através dos programas da ADOBE, talvez por isso, seja o desejo de todos.
Gráficas grandes e gráficas rápidas utilizam pouco o pacote adobe, as vezes se limitam apenas na utilização do famoso Photoshop para edição de imagens.

O pacote ADOBE é muito utilizado por agências de publicidade, que consideram o Photoshop, Illustrator e InDesign, os melhores e mais profissionais programas gráficos do mundo. Realmente são muito bons, mas não são fáceis de aprender, além do custo ser alto.

Portanto, se pensa em utilizar esses programas, faça o curso numa boa escola, dedique-se nas aulas e pratique muito. A prática levará a perfeição!

É isso, imbatíveis! Não importa quais softwares vocês vão utilizar, o que importa é a dedicação e a vontade de aprender.

 

Equipe Futura Imbatível
www.futuraim.com

21 thoughts to “Qual é o melhor software gráfico?”

  1. gostaria de sugerir o uso do inkscape nas graficas, se for possivel gostaria de saber como proceder para finalizar os arquivos com ele pois ja ouvi falar que isso é possivel. isso com certeza atrairia mais clientes para as graficas visto que o universo do software livre está crescendo cada vez mais.

    1. Olá Marcondes, sua participação é muito importante para nós. O Inkscape foi uma boa sugestão! Não utilizamos o programa, mas acredito que ele permita que o usuário gere um PDF, TIFF ou JPG do arquivo (sempre em 300dpi´s). O importante é que o layout respeite o tamanho padrão dos nossos produtos, que esteja dentro da margem de segurança e que seja exportando em CMYK. Espero ter ajudado!
      Agradecemos o comentário e seja bem-vindo ao blog da Futura Imbatível!

    1. Olá Lourival, sua participação é muito importante para nós. Produzir conteúdo de qualidade, que sirva de inspiração para os leitores é o nosso desafio.
      Agradecemos o comentário e seja bem-vindo ao blog da Futura Imbatível!

  2. Olá Dagoberto, sua participação é muito importante para nós. Sábias palavras! Quanto mais vivemos, mais aprendemos e no ramo gráfico não é diferente. Agradecemos o comentário e seja bem-vindo ao blog da Futura Imbatível!

  3. Olá Dagoberto! Tb trabalho desde a versão 3, ainda tenho os disquet’s originais da atualização pra versão 4.. É o que vc falou, por mais que achamos que dominamos a ferramenta, ainda temos que aprender.. Uso muito a impressão mesclada, pois agora por exemplo fim de ano, costumo imprimir certificados e outros materiais para mais de 4.000 funcionários de uma empresa cliente nosso! Nesse caso os dados variáveis se aplica bem as funcionalidades do corel!

    1. Olá, Sandro.Sua participação é muito importante para nós. O CorelDraw é um ótimo software gráfico e depois que você aprende a “driblar” algumas falhas que ele apresenta, fica melhor ainda.
      Continue interagindo em nosso blog, abraço!

  4. Olá, Sandro. Realmente a melhor ferramenta é aquela que resolve o seu problema em menos tempo, com qualidade. Tanto o Corel quanto o Illustrator são ótimas ferramentas e nessa disputa entre as empresas, para saber qual é a melhor, quem sai ganhando é o usuário.
    Abraços!

  5. Obrigado pelas dicas (não só neste post como os demais) costumo dizer que informação é poder e óbvio, quão melhor informado, mais consistente nossas vendas serão…valeu pessoal…abração….sabedoria e paz a vcs….!!!

  6. Olá, gostaria de acrescentar nessa lista o programa Affinity Design que recentemente saiu para Windows, que até então só estava disponível para MAC. É um excelente programa que vem surgindo..

  7. Olá, gostei da iniciativa e dos esclarecimentos. Utilizo Corel e ainda não tive problema como citados, pacote ADOBE ainda estou encaminhando, apesar dos cursos, ainda não tive bom aproveitamento. procurei licenciar os software utilizados, melhorou muito, velocidade e ferramentas. Utilizo windows, nunca utilizei outra plataforma, gostaria de saber se é muita diferente. Belo caminho nos bate papos, se esse é nosso caminho. Felicidades

  8. As dicas são ótimas, porém, poderiam vir com links para fazer o download dos softwares citados.
    O Just Banners e o Easy Desktop Publisher só aparece para baixar na lista do baixaki, mais da erro.
    O Swift Publisher só a versão para Mac.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *