Psicologia das formas: o que é e como aplicá-la? - Futuraim Gráfica Online

Psicologia das formas: o que é e como aplicá-la?

Pensar, organizar e estruturar projetos faz parte do processo criativo de um designer. Para você surpreender ainda mais seus clientes, preparamos este artigo para falarmos sobre Psicologia das Formas. Vamos lá?

As formas fazem parte do nosso dia a dia e interagimos com elas de diferentes maneiras, desde os objetos que vemos ou tocamos até as embalagens dos produtos que nos chamam atenção.

Por cumprirem um papel tão importante, ao escolher o formato de um produto e dos seus detalhes, você deve escolhê-los sempre pensando no seu propósito. Em conjunto com as cores, elas influenciam diretamente nos sentimentos dos consumidores, e é esse conjunto que irá despertá-lo a tomar a decisão de compra ou não.

Existem estudos (como a Gestalt) que revelam a relação direta das formas (que são recebidas e interpretadas de diferentes maneiras pelo subconsciente) com a decisão de compra, já que, essas decisões estão ligadas às emoções. As sensações variam e podem ter resultado positivo ou negativo, interferindo na segurança que temos, no caso, sobre o produto e/ou marca.

A união das formas com o design gráfico, é responsável por fazer parte da construção da identidade visual de um produto. E para servir de inspiração, mostraremos a seguir exemplos de aplicação delas em logos conhecidos.

Quadrados e triângulos

Os moldes de cantos retos transmitem a sensação de estabilidade, seriedade, equilíbrio, força, profissionalismo, eficiência, ciência e modernidade. Cores fortes e chamativas contribuem para chamar a atenção do consumidor e transmitir as sensações citadas.

Itaú
Fonte: Criativo
Play store
Fonte: Ajudandroid

Cursivos ou ondulados

Geralmente, os logos e layouts desenvolvido com base em curvas tendem a trazer sensações de leveza, movimento, prazer, ritmo, alegria e energia. Costumam ser usados por marcas de bebidas, esportivas, jovens, de produtos e/ou serviços femininos e em eventos informais.

Coca-cola
Fonte: Vinicblog
Nike
Fonte: Highsnobiety
Vans
Fonte: Pinterest

Círculos

Os círculos são uma das formas primárias que estão mais presentes no nosso cotidiano. Mas, apesar de muito presentes, são sempre bem recebidas, transmitindo impressões positivas, sendo vistas como atuais pelos consumidores.  Normalmente, despertam sensações de união, harmonia, amizade, amor e ciclos.

Pepsi
Fonte: Design Culture
All star
Fonte: Pinterest

Formas com linhas horizontais

Trabalhar linhas para construir formas também desperta emoções nos consumidores. Geralmente, são usadas por marcas de tecnologia ou “conceituais”. Estes moldes são capazes de transmitir a ideia de calma, objetividade, fluxo e silêncio.

TIM
Fonte: Tec Mundo
Giorgio Armani
Fonte: Pixels

Além das cores e formatos, as tipografias escolhidas, também contribuem nesse processo de construção de identidade e percepção do consumidor. Então, atente-se a elas também!

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2 thoughts to “Psicologia das formas: o que é e como aplicá-la?”

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