Programas de fidelidade: entenda seus benefícios

Estamos sempre buscando métodos de atrair novos clientes, certo? Mas mais importante, é imprescindível saber como reter os clientes conquistados anteriormente. Pensando nisso, nesse artigo falaremos sobre as três principais estratégias de fidelização para que você encontre a que mais combina com o seu negócio.

Antes de nos aprofundarmos, vamos entender o conceito de fidelização?

Tornar clientes fiéis à sua marca é, nada mais nada menos, que utilizar de técnicas específicas de marketing para conservar os consumidores que fecharam negócio anteriormente ou atrair melhores oportunidades. Estudos comprovam que o preço pago pela fidelização de clientes é três vezes menor do que quando investigo em divulgações para aumentar a clientela. Sabendo disso, entenda quais os mais conhecidos modelos.

 

Programa de coalizão

Conhecido por unir dois diferentes tipos de negócio, o programa de coalizão é uma boa opção para empresas dispostas a fazer parcerias com instituições especializadas.

É comum que o cliente ganhe recompensas ao realizar compras em estabelecimentos parceiros, como lojas, hotéis, restaurantes, etc. A cada nova compra, pontos são acumulados e o incentivo para fechar novos negócios só aumenta. Ao alcançar determinada pontuação, o cliente pode resgatar suas conquistas e trocar por condições exclusivas.

 

Programa de chashback

Ao contrário do sistema de pontuação, o modelo cashback permite que o consumidor receba de volta uma parcela da compra realizada. Recentemente, aplicativos como Meliuz e BeBlue chegaram ao Brasil com essa proposta.

O programa pode não oferecer prêmios e condições exclusivas aos consumidores, mas o fato de devolver o dinheiro é certamente um chamariz para que os clientes continuem comprando através do modelo de fidelização. Mas, é preciso ficar atento para não entrar em uma cilada, uma vez que o cliente pode ter o dinheiro de volta até mesmo na primeira compra, antes mesmo de ser fidelizado.

 

Programa personalizado

Diferente das citadas acima, o programa individual é uma alternativa para atender diretamente as necessidades do consumidor e estreitar o relacionamento com seu cliente. Muito comum em empresas aéreas, onde o usuário pode resgatar passagens ou receber upgrades de passagens econômicas para classe executiva, por exemplo.

 

Independente do tipo de programa de fidelização escolhido para seu negócio certamente precisará divulgá-lo em seu estabelecimento. Para isso, conte com os materiais de divulgação da FuturaIM. Temos cartões fidelidade, folhetos, banners e muito mais para você fazer a comunicação completa e adequada para seu negócio.

Caso tenha alguma dúvida de como implementar as técnicas na sua empresa, vamos bater um papo! Deixe um comentário abaixo para tirarmos todas as suas dúvidas sobre nossos produtos e afins. 🙂

2 thoughts to “Programas de fidelidade: entenda seus benefícios”

  1. Estou com um problema com a empresa
    Não consigo entrar em contato com ninguém
    Paguei para fazer um serviço que alegaram não estar em conformidade,tentei substituir a arte mas não consegui aí então mandei outro pedido contando que seria substituido mas até agora nem resposta

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