O vendedor moderno

Olá, imbatíveis. Hoje falaremos um pouco sobre a profissão de vendedor, que nem sempre é justa com os profissionais que a seguem.

No cenário atual, o profissional de vendas que não se atualiza, fica para trás e perde muitas vendas. Isso porque, a concorrência é muito grande e os preços muitos similares. É preciso se reinventar, ter uma comunicação rápida e fácil, além de utilizar as novas tecnologias a seu favor. Outra dica importante, talvez a principal responsável pelo sucesso nas vendas, é: Orgulhar-se da profissão.
Muitos, quando são questionados sobre sua profissão, não se sentem a vontade para dizer “SOU VENDEDOR!”. Está errado. O primeiro passo para o sucesso nas vendas é orgulhar-se de ser um vendedor, independentemente do produto que está vendendo, você tem que vestir a camisa, assumir a profissão e ir a luta.
Depois que você realmente definir que é um vendedor, você precisa saber compreender as necessidades do cliente, só assim conseguirá surpreende-lo e isso é um diferencial importantíssimo para o sucesso.
Se conseguir mesclar boa comunicação, simpatia, educação, prazo e qualidade não perderá mais o cliente, mesmo que seu preço seja um pouco acima dos demais. Foi como explicamos nas postagens anteriores, “NÃO É CARO, É DIFERENCIADO!”
Vale lembrar que o desemprego no Brasil está crescendo e muitos profissionais estão migrando para área de vendedor autônomo, inflacionando o mercado dos que realmente são vendedores. No caso do ramo gráfico, novos “aventureiros” (ou “marreteiros” como muitos chamam por ai) chegam, oferecem o produto por um valor baixo, as vezes pegam sinal do cliente e não entregam o serviço e isso apenas suja a reputação dos vendedores em geral. Portanto, fique esperto com esse tipo de situação, principalmente por que nestes casos, o cliente pode alegar que seu produto está caro e que outro representante ofereceu pela metade do preço. As vezes é melhor “perder” uma venda do que pagar para trabalhar, já que você gastará com condução, alimentação e o mais importante, estará gastando o seu precioso tempo. Pense nisso!

O vendedor moderno, possui um cartão diferenciado. Atualize seu layout, altere a imagem de fundo, modernize seu logo, use e abuse da tecnologia, por exemplo: Site, Facebook, Blog, Whatsapp, etc.

Você precisa ter a capacidade de utilizar a linguagem correta na hora certa. Por exemplo: Na área de vendas diversos tipos de clientes surgem diariamente, alguns sofisticados, outros “mais simples”, portanto você deve analisar o cliente e ter a percepção do tipo de pessoa que ele é. Se for um cliente que exige uma linguagem mais formal, converse com ele no mesmo nível. Se for um cliente mais simples, não tem a necessidade de você utilizar de um vocabulário mais complicado. Fazendo isso corre o risco dele não entender o que você está falando ou pior… Ele pode achar que você está zombando dele e não é isso que você quer.
Basicamente você precisa se colocar no lugar do cliente, ver como gostaria de ser atendido e depois disso, precisa ganhar a confiança dele!

 

Pós Venda

Muitos não dão importância para o pós venda, mas saiba que ele é tão importante quanto a própria venda.
Vamos supor que no mês de Janeiro você vendeu Flyers e Cartões para um cliente. De imediato, logo após a entrega do material, ligue para ele, confirme se está tudo ok, se o material foi correto, se ele gostou da qualidade, do layout, se não está precisando de nada, se não ficou com dúvida em relação alguma coisa. Parece bobagem, mas isso fará com que o cliente te veja com outros olhos.
Anote o dia e o mês que o cliente comprou o impresso, analise o fluxo da loja dele e calcule mais ou menos quanto tempo estes impressos vão durar. Quando estiver faltando um ou dois meses para acabarem, passe no cliente ou ligue para lembrá-lo que ele deve solicitar antes, para evitar que ele fique sem cartão nenhum e que fique te ligando todos os dias perguntando se está pronto. Você pode “fugir” deste transtorno e antecipar a venda!
Brindes são sempre bem-vindos, ainda mais quando o cliente não está esperando por ele. Você pode oferecer um “presentinho” para seu cliente sem gastar muito. Pode ser folhinha, porta cartões, caneta, régua, calendário de mesa, etc. Além de deixar o cliente contente com o presente, você pode aproveitar e fazer a divulgação da sua gráfica na “lembrancinha”.

Equipe Futura Imbatível
www.futuraim.com

 

2 thoughts to “O vendedor moderno”

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