Novembro Azul: Entenda a importância da prevenção

O novembro azul tem como principal objetivo levar informação e conscientização do câncer de próstata à sociedade e, principalmente, aos homens.

Ainda não se sabe exatamente a principal causa desse tipo de câncer, mas pesquisas apontam que uma combinação de fatores hormonais, genéticos e maus hábitos alimentares podem colocar qualquer homem em risco de desenvolver a doença.

O câncer de próstata é o mais incidente em homens a partir dos 50 anos de idade.

A prevenção é essencial visto que, no início da doença, os sintomas dificilmente são encontrados. Exames preventivos contribuem para que o câncer seja detectado em seu estágio inicial, tornando as chances de cura bem maiores.

Quem deve fazer exames preventivos?

Homens acima de 40 anos devem realizar exames de rotina anualmente. Já os que possuem histórico familiar precisam alertar o médico para que o mesmo indique os procedimentos necessários.

Apenas através do toque retal e da dosagem do PSA no sangue é possível avaliar a saúde da próstata. Os exames podem ser realizados nas unidades básicas de saúde.

Como prevenir?

É imprescindível manter o peso adequado à altura para a prevenção da doença. Por isso, pratique pelo menos 30 minutos diários de atividade física. Dessa forma, mantenha uma dieta rica em frutas, verduras, legumes, grãos e cereais integrais que tenham menos gordura.

Desde pequenas as meninas são encorajadas a se cuidar, mas infelizmente o mesmo não acontece com os garotos. É preciso incentivar o cuidado com a saúde desde sempre para que problemas maiores não venham acontecer no futuro.

Não sinta vergonha. Todos temos direito de ter uma vida saudável. 🙂

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *