Marketing do Boca a Boca

Bom dia, amigos! Divulgar seu trabalho é importantíssimo para o sucesso nas vendas. Existem vários meios de divulgação, tais como: Cartões de Visita, Folhetos, Banners, através de Sites, Blogs, Redes Sociais, Etc. Todas essas formas são ótimas e devem ser utilizadas no processo de marketing da empresa, mas nenhuma delas supera o MARKETING DE BOCA A BOCA.

Mas o que é o Marketing de Boca a Boca?

Existem várias formas de se fazer um “Marketing Boca a Boca”, uma delas é você selecionar um grupo de pessoas apresentar seu produto e pedir para que eles espalhem por ai o seu trabalho. Outra forma, essa mais comum no ramo gráfico, é um cliente indicando seu serviço para outro cliente. Em linhas gerais, são pessoas (clientes) divulgando/indicando o seu trabalho sem que você precise gastar um centavo. Na prática, você atende um cliente, resolve o problema dele com perfeição, ele fica contente com seu trabalho, com sua atenção e, sempre que tem a oportunidade, faz uma divulgação em massa do seu serviço sem ganhar nada por isso, apenas por ter gostado do seu atendimento.

Qual a importância?

Esse tipo de ação é importante, pois, por mais que você divulgue em sites, blogs, redes sociais, etc, as pessoas confiam mais em indicação, “SE FOI BOM PARA O MEU AMIGO, É BOM PARA MIM”. Outro fato que conta bastante nestes casos é a credibilidade da pessoa que vai indicar seu serviço. Se ela é confiável, as pessoas aceitam a indicação sem nem pensar, se ela é uma pessoa enrolada, atrapalhada, que não passa confiança, dificilmente aceitarão a indicação.

Feitiço contra o Feiticeiro

A sua função é atender o cliente da melhor maneira possível, para que ele continue comprando com você e faça esse Marketing do Boca a Boca para sua empresa. Lembre-se, da mesma forma que o “boca a boca” pode levantar sua empresa, ele também pode destruir sua reputação. Basta um cliente não gostar do seu atendimento para que ele divulgue para todas as empresas vizinhas o quanto seu serviço é ruim. Isso é péssimo para as vendas! Imaginem a situação, você entrando no estabelecimento para oferecer o material gráfico, o cara pergunta qual é o nome da sua gráfica e depois que você diz o cliente responde que não tem interesse pois a sua reputação não é das melhores, que seu material é ruim e que você não cumpre os prazos prometidos. Até você conseguir recuperar o prestigio da sua gráfica, leva um tempo e tudo isso pode ser evitado se você oferecer um bom atendimento para todos os clientes. Pense nisso e nunca se esqueça: O PÓS VENDA É EXTREMAMENTE IMPORTANTE PARA QUE O MARKETING DE BOCA A BOCA FUNCIONE!

Equipe Futura Imbatível
www.futuraim.com

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