Mais Café por favor

Bom dia, Imbatíveis. Já tomou seu café hoje? ZzzZz´zZ´zZz´z

O café além de ter um cheiro maravilhoso, tem um gosto melhor ainda. Muitas vezes é utilizado como combustível para encarar as tarefas do dia a dia.

Em homenagem ao dia internacional do café (14/04), listamos ótimos motivos para você amar ainda mais, uma das bebidas mais consumidas no mundo. Caso você não curta ou simplesmente não tome café por algum motivo, confira a lista. Quem sabe ela não faz você mudar de opinião!

1 – Café pode melhorar seu humor

Sabe quando você acaba de acordar e está num mal-humor que não cabe em você? Muitas pessoas também demoraram para “pegar no tranco”, logo depois que levantam da cama. Pois bem, a cafeína (ingrediente ativo do café) pode ajudar no processo: ela bloqueia os efeitos inibitórios do neurotransmissor adenosina e, com isso, aumenta a atividade dos neurônios e a liberação de outros neurotransmissores, como a dopamina (importante para a transmissão de impulsos nervosos) e a noradrenalina (que pode elevar sua capacidade de atenção).

Não bastasse tudo isso, diversos estudos apontam que a cafeína pode melhorar seu humor, diminuir o tempo de reação, melhorar a memória e as funções cognitivas em geral.

2 – Café no “Projeto Verão”

É isso mesmo. Está preparando o corpinho para o próximo verão? o Café pode ajudar neste processo. Isso porque, outro efeito da cafeína é a aceleração do metabolismo e a elevação do uso de ácidos graxos presentes nos tecidos gordurosos. Além disso, como é uma substância estimulante, pode melhorar a performance da pessoa em exercícios físicos.

3 – Café pode reduzir o risco de desenvolver doenças

O consumo diário de café pode reduzir o risco de desenvolver diabetes tipo 2. Essa doença afeta cerca de 300 milhões de pessoas no mundo e faz com que o doente tenha níveis elevados de glicose no sangue, o que pode levar a uma série de complicações.

Em diversos estudos de observação, pesquisadores concluíram que a redução pode ir de 23% a 67% em alguns casos, de acordo com as pesquisas.

4 – Café pode reduzir chances de desenvolver Alzheimer e de Parkinson

Diversas pesquisas mostram que o consumo diário de café (a depender da quantidade e de outros fatores, claro) pode diminuir em 60% as chances de se desenvolver doença de Alzheimer e de 32% a 60% as chances de se desenvolver doença de Parkinson.

5 – Café pode ajudar a preservar seu fígado

Essa vai para os que adoram degustar uma “marvada”: tomar quatro xícaras de café por dia pode reduzir em 80% suas chances de desenvolver cirrose hepática (estágio em que grande parte do tecido do fígado está comprometida, normalmente devido ao consumo excessivo e constante de álcool). O café também pode reduzir em 40% as chances de se desenvolver câncer no fígado.

6 – Café possui nutrientes importantes

Por incrível que pareça, uma xícara de café contém em média:

  • 6% do valor diário recomendado (VDR) de Vitamina B5;
  • 11% do VDR de Vitamina B2;
  • 2% do VDR de Vitamina B3 e Vitamina B1;
  • 3% do VDR de Potássio e Manganês;
  • Quantidade considerável de antioxidantes (que ajudam a preservar suas células)

Viram que o café além de ser muito gostoso, ainda proporciona mais saúde para você? Claro que você não deve exagerar no consumo, lembre-se: Nada em excesso é bom!

Equipe Futura Imbatível
www.futuraim.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *