Coisas que irritam o designer

Bom dia, imbatíveis!

O artigo de hoje é uma brincadeira entre o representante gráfico e o designer, eternos parceiros de trabalho.

É muito comum no dia a dia de uma gráfica o revendedor apresentar o que ele deseja no layout e ficar dando pitacos na arte que o designer está desenvolvendo. Separamos uma série de atitudes que irritam profundamente o designer no momento que ele está criando. Então, sempre que quiser fazer uma brincadeira com ele, siga essas dicas:

  • Pergunte se ele desenvolve os layouts no Word;
  • Fale que ele passou 4 anos na faculdade brincando de desenhar no computador;
  • Apresente fotos tiradas com uma Tekpix e peça para ele melhorar a resolução da imagem;
  • Fale para ele: “Passa um Photoshop na minha foto e coloque mais cabelos nessas entradas;
  • Sempre peça pela fonte Comics Sans e utilize ela em todos os emails que você trocar com ele;
  • Diga que para criar um logo é rapidinho, questão de minutos;
  • Repita com freqüência a palavra “logomarca”;
  • Quando ele “se gabar” dizendo que a arte ficou boa, diga que está feia;
  • Se ele utilizar azul, peça vermelho e vice-versa
  • Quando ele estiver começando um layout faça a pergunta: “Você vai trocar a fonte, né?;
  • Compare ele com um designer de bolo ou de sobrancelha;
  • Insista em trazer os arquivos em Word;
  • Quando ele disser que vai demorar para executar alguma tarefa, diga que o designer do lado faz em 5 minutos sem esforço;
  • Solicite a criação de um logo. Quando ele finalizar, diga que não está do jeito que você queria e peça para colocar uma imagem tosca de fundo;
  • Sempre reclame do tamanho das fontes, mesmo (principalmente) quando elas estiverem gigantes;
  • Peça um layout urgente e fique mandando email a cada 30 minutos perguntando se está pronto. Quando ele entregar, demore duas semanas para responder;
  • Solicite diversas alterações no layout, no final, diga que você não deveria pagar pelos serviços dele, já que todas as ideias partiram de você;
  • Peça descontos absurdos na hora de pagar os serviços dele e diga que você tem mais artes para o outro dia.

Ufa. Acho que está bom, né? Chega de irritar o pobre designer, coitado!

Deixem nos comentários situações que ocorreram com vocês nessa relação “representante gráfico/designer”.

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Equipe Futura Imbatível
www.futuraim.com

17 thoughts to “Coisas que irritam o designer”

  1. Primeiramente parabéns pelo blog, estou viciada. Se minhas artes atrasarem a culpa é de vocês! hahahahah … Não sou designer por formação (ainda) mas já passei por tudo isso. Faltou citar aquela hora que clientes queridos trazem imagens do google e se já não bastasse estão na pior qualidade e falam: “Não vai dar trabalho, é só apagar esse nome e escrever o meu por cima” FFFFFFFFUWUFFUUUFFFFFFFFFF

  2. Comigo já aconteceram várias situações não descritas no post:
    O cliente:
    >> leva os filhos pequenos que mexem em tudo o q vêm pela frente;
    >> acende um cigarro;
    >> leva a esposa ou o marido, e, nesse caso, é simplesmente impossível agradar os dois. Quando um finalmente gosta da arte, o outro coloca um defeito.
    Acho que esses estresses são bem comuns entre praticamente todos os arte finalistas.

    1. Olá Josué, sua participação é muito importante para nós. São situações corriqueiras da nossa profissão, o importante é sempre levar na esportiva e atender bem o cliente, afinal, trata-se de uma parceria.
      Agradecemos o comentário e seja bem-vindo ao blog da Futura Imbatível!

    1. Olá Willian, sua participação é muito importante para nós. Com certeza a repetição dessa palavra (logomarca) é uma prova de paciência para todo designer (risos). Mas o importante é sempre levar na esportiva e atender bem o cliente.
      Agradecemos o comentário e seja bem-vindo ao blog da Futura Imbatível!

  3. Ah kkk minha nossa faltou aquele cliente que vem solicitar um trabalho, pede para você fazer alguns modelos de arte para ele escolher e enviar por email , depois que você trabalhou bastante ele diz que está fazendo cotação de preço ainda e depois pega a sua arte que você criou e enviou por email leva em outro lugar para imprimir dizendo que já está com a arte pronta e nem te pagou por isto. Praticamente um roubo. E quando para iniciar o trabalho de arte pedidos é claro um sinal de pagamento para o projeto inicial ele diz : – vou pagar antes de ver se eu gostei? ou você faz criação de logo? Sim faço o projeto de um logo o valor para criação é “X”. e o cliente diz: – e este preço vem com quantos cartões de visita junto?

    1. Olá Margarete, sua participação é muito importante para nós. Casos como esse acontecem diariamente com profissionais do ramo gráfico. Infelizmente existem pessoas que desvalorizam o trabalho do profissional, mas o importante é manter um atendimento de qualidade.
      Agradecemos o comentário e seja bem-vinda ao blog da Futura Imbatível!

  4. Muito bom o blog! Mas não precisavam colocar esse poste, já não bastam as baboseiras que ouvimos todos os dias e vocês ainda incentivam! kkk.. brincadeira! Sucesso.

  5. Principalmente aqui no interior do mato onde donos de gráficas e agências PROSTITUIRAM a criação e posteriormente os próprios clientes atrás por causa dessa cambada malemolente que deram brecha!
    Por isso trabalharei por conta este ano, não ganharei tanto mas poder valorizar meu trabalho, me desculpem mas pra mim… realmente não tem preço que pague tal liberdade!

  6. Só de ler eu já me irritei…. mais na boa isso foi muito engraçado!! kkkkkkkk

    Ctrl + C e vou fazer um banner com isso e deixar pendurado em um lugar bem visível !!!

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