Guia para iniciantes: previna-se de cometer 3 erros comuns - FuturaIM Gráfica Online

Guia para iniciantes: previna-se de cometer 3 erros comuns

Seja bem-vindo ao mundo do design gráfico, parceiro! Nós, da FuturaIM, estamos aqui para ajudá-lo com diferentes questões que podem aparecer na sua caminhada empreendedora, esclarecendo suas dúvidas. Continue a leitura com a gente e descubra algumas técnicas para evitar o trabalho dobrado, devido a erros comuns. Vamos lá?

Do começo do processo criativo até o envio e impressão do seu arquivo, você passa por muitas etapas que, somadas ao tamanho da demanda que você recebe (com certeza, mais de uma) e outros fatores, podem levá-lo a cometer alguns errinhos. Por isso, logo de cara, recomendamos duas coisas: tenha sempre muita atenção e elimine vícios.

Mas como sabemos que falar é uma coisa, e por em prática outra, listamos abaixo algumas dicas para melhorar a sua atenção e te ajudar a não ficar no automático no dia a dia. Confira!

Faça esboços

Esboçar uma, duas, três vezes… nunca é demais! Durante as conversas com o cliente, tire suas dúvidas, ouça tudo o que ele tem a dizer (opiniões, sugestões, dores e objetivos) com muita atenção. Certifique-se de que tem anotado todas as informações válidas para juntar sua ideia e de seu cliente no produto. Se sim, você terá muito mais segurança na hora do desenvolvimento do projeto.

Pode parecer uma dica óbvia, mas nem sempre damos a devida atenção ao que o cliente diz, deixando escapar detalhes importantes e tendo que lidar com grandes alterações.

Resumindo, comece o trabalho com o mínimo de dúvidas possível e o máximo de conhecimento sobre o projeto para o esboço sair o mais completo possível.

Atenção: não ignore a sangria

A sangria é, basicamente, uma margem de segurança que deve ser aplicada durante o desenvolvimento da sua peça. Ela irá evitar que uma margem branca apareça na impressão final ou, até mesmo, que o impresso seja cortado errado. E esse é um tipo de problema lhe dará muito mais dor de cabeça!

Nossa dica é: trabalhe com uma borda de 3 a 6mm (contando parte interna e externa da sua arte).

Fique de olho nas cores do arquivo

Você, certamente, já ouviu falar dos grupos de cores RGB e CMYK, certo?

Entenda a finalidade de cada um: o grupo RGB (vermelho, verde e preto), é ideal para trabalhar com luzes e arquivos digitais. O grupo CMYK (ciano, magenta, amarelo e preto), por sua vez, é ideal para arquivos impressos.

Então, antes de exportá-lo, verifique se as configurações de cores utilizadas estão corretas e, se necessário, ajuste para o sistema ideal.

 

Gostou? Deixe suas dúvidas e opiniões aqui nos comentários!

 

Banner Qualidade Imbatível pelo Melhor Prazo FuturaIM

2 thoughts to “Guia para iniciantes: previna-se de cometer 3 erros comuns”

  1. O gabarito apresenta apenas um lado mas escolhi um cartao frente e verso, nao entendi como coloco os dois no mesmo gabarito de vcs, poderiam me auxiliar por gentileza, att

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *