Entendendo o vocabulário gráfico

Bom dia, amigos. No post de hoje iremos falar de um tema que vai ajudar você a compreender melhor alguns termos utilizados por profissionais do ramo gráfico.

Quantas vezes você escutou o designer falando “vou fazer um boneco” ou então “o arquivo está em EPS”. Iremos explicar esses e vários outros termos técnicos utilizados no dia a dia pelo profissional gráfico.

Adobe:

É uma companhia norte-americana que fornece softwares para criação e edição de conteúdo, os mais conhecidos são: Photoshop, Illustrator, InDesign e Acrobat.

Arquivo aberto:

Quando o designer utilizar esse termo ele quer dizer que o arquivo pode ser modificado. Em outras palavras, o arquivo está no programa que ele foi criado e pode ser alterado com facilidade.

Arquivo fechado:

Significa que o arquivo foi fechado para impressão, ou seja, já foi transformado em curva, teve seus efeitos convertidos e possivelmente já foi publicado em PDF. Isso dificulta possíveis alterações no arquivo. Por isso, antes de fechar seus arquivos, sempre confira se está tudo ok.

Arquivo AI:

Quando gera um arquivo do Illustrator ele cria um documento com extensão “AI” (Adobe Illustrator).

Arquivo CDR:

São arquivos gerados pelo software CorelDraw.

Arquivo EPS (Encapsulated postscript):

O formato de arquivo de linguagem EPS  pode conter gráficos vetoriais e de bitmap, sendo suportado por praticamente todos os programas gráficos, de ilustração e de layout de página. Esse formato é usado para transferir a arte vetorial em PostScript entre aplicativos.

Arquivo PSD:

São os arquivos gerados pelo Photoshop (programa de edição de imagem criado pela Adobe Systems).

Birô(ou Bureau):

Local onde é feito o processo de separação de cores e saídas de filmes (os antigos fotolitos), papéis fotográficos ou chapas de impressão.

Boneco:

É um projeto gráfico de um produto, ou seja, é como se fosse uma versão de teste do produto final. Exemplo: Dobra de folheto, tipologia, formato, etc). A criação de um boneco é muito importante, pois nele você verifica os detalhes finais e evita possíveis erros no produto final.

CMYK:

É a abreviatura do sistema de cores formado por Ciano, Magenta, Amarelo e Preto. A cor Black/Preto é representada na sigla CMYK pela letra K por vir da palavra KEY que significa chave em inglês. Isso por ser a cor chave desta composição. O CMYK é o padrão de cores que trabalhamos.

CTP (Computer to plate):

Basicamente é um processo computadorizado de gravação das chapas usadas nas impressões offset. Antigamente era gravado um fotolito para depois ser gravado na chapa. No processo utilizado atualmente, a  gravação é feita direta na chapa, sem a necessidade do fotolito.

Degradê:

Em termos técnicos é a variação progressiva de tons desde um valor máximo até um valor mínimo de pontos de meio-tom. Em outras palavras, é quando você cria um gradiente começando com uma cor e terminando em outra, ou começando com uma cor e terminando em branco.

Diagramação:

É a organização da arte, ou seja, o design fica responsável por organizar todos os elementos que compõem o projeto, incluindo a escolha dos textos, ilustrações, a definição do formato, etc.

DPI – Dots per inch (Pontos por polegadas):

É uma medida de densidade relacionada à composição de imagens, que expressa o número de pontos individuais que existem em uma polegada linear na superfície onde a imagem é apresentada. Em outras palavras, quando nos referimos aos DPI´s de uma imagem, usamos o termo “resolução”, ou seja, quanto maior o número de pontos por polegada, mais detalhada e bem definida é a imagem.

FTP – File transfer protocol (Protocolo de transferência de arquivo):

É uma forma bastante rápida  e versátil de transferir arquivos.

Esses foram alguns termos utilizados por profissionais do ramo gráfico, futuramente postaremos mais alguns, fiquem ligados no blog.

Equipe Futura Imbatível

www.futuraim.com

Banner Qualidade Imbatível pelo Melhor Prazo FuturaIM

3 thoughts to “Entendendo o vocabulário gráfico”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *