Entenda a diferença entre Endobranding e Endomarketing - FuturaIM Gráfica Online

Entenda a diferença entre Endobranding e Endomarketing

O universo da comunicação é amplo e traz consigo muitos conceitos, estratégias e ferramentas que facilitam a aproximação entre as empresas e seus respectivos público-alvo. Pensando nisso, no artigo de hoje, falaremos sobre a importância e a função do Endobranding e do Endomarketing. Leia mais para conhecer esses conceitos fundamentais para qualquer tipo de negócio. Vamos lá?

Assim como o Branding é uma ferramenta do Marketing, o Endobranding é uma ferramenta do Endomarketing. Ambos possuem funcionalidades e objetivos similares (que é basicamente a ideia de fortalecer os vínculos entre a empresa e seus colaboradores para gerar melhores resultados), porém, apresentam diferenças entre eles.

ENDOMARKETING

Está relacionado, diretamente, com ações de incentivo aos colaboradores, a fim aumentar a produtividade, nível competitivo da empresa e a qualidade do serviço prestado. Essa prática busca integrar a comunicação da marca com estratégias e ações que engajem o público.

Nesses projetos, os colaboradores são trabalhados como protagonistas, uma vez que, o público interno influencia no alcance de melhores resultados da empresa. As ações podem ser feitas em forma de:

– Eventos;

– Plano de carreira;

– Espaço de fala;

– Cursos e outros.

ENDOBRANDING

O Endobranding, por sua vez, está diretamente ligado a maneira que a empresa transmite sua identidade, seus princípios, objetivos e planejamento aos colaboradores. Essa é uma prática que trabalha a ideia de fortalecimento de vínculo e valorização do indivíduo no cenário profissional.

Dessa forma, através da informação, abertura para participação e alta interatividade, é gerado conhecimento e identificação dos parceiros aos valores e princípios da marca, aprimorando a gestão interna e influenciando, diretamente, na gestão de ações externas e posicionamento perante o mercado.

No geral, a implantação desses conceitos é fundamental para uma melhor comunicação interna e sucesso da marca. Ao final desse processo, os colaboradores sentirão orgulho, motivação, satisfação e se sentirão, realmente, pertencentes e importantes para a evolução da empresa.

E o que você está esperando? Não importa o tamanho do seu negócio, nem o ramo em que está inserido, ter um bom relacionamento com seus colaboradores é a melhor alternativa para um ambiente saudável e produtivo. Afinal, você terá uma visão ampla sobre os objetivos e princípios do seu negócio e reconhecerá a qualidade dos materiais desenvolvidos por você, o que é fundamental para oferecer serviços de qualidade para seus clientes e fazer uma boa divulgação do mesmo.

Espero que tenha gostado. Deixe suas opiniões e sugestões aqui nos comentários!

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