Dicas que vão facilitar a escolha da tipografia adequada

Que criativo nunca foi pego se questionando qual seria a tipografia apropriada para o projeto que está desenvolvendo? Neste artigo, daremos dicas de como escolher a tipografia correta e quando as serifas são uma boa opção.

As tipografias dão ordem e forma à escrita, por isso, quanto maior a legibilidade do texto, melhor. Não deixe esse item tão importante para o último momento.
Vamos para as dicas? =)
Pesquise bastante
Antes de começar um projeto, é importante que você questione esses três pontos:
1 – Por quem as informações serão lidas?
Não é recomendado, por exemplo, utilizar uma fonte moderna demais e com muito elementos para atingir um público super sério.
2 – Quando essa informação será apresentada?
Será para divulgação única de uma promoção? Ou para um material que poderá ser lido diversas vezes? No primeiro caso, a informação precisa ser passada rapidamente, então, opte por uma fonte sem serifa. No segundo caso, uma fonte serifada é a ideal para facilitar e deixar a leitura mais agradável.
3 – Por que essa mensagem precisa ser transmitida?
O público precisa receber uma informação curta, rápida e clara? A escolha ideal é por uma fonte sem serifa. Se o conteúdo é um pouco mais longo, opte por uma fonte serifada.
Após essas pesquisas, o contexto a ser trabalhado tornará a escolha da fonte mais fácil. Não se esqueça de levar em consideração o volume do conteúdo, fontes ornamentadas são ótimas para textos curtos, mas ruins para conteúdos extensos.

Mas, quando utilizar uma fonte Serifada?
Serifas, os pequenos prolongamentos nas hastes das letras, são conhecidas por facilitarem a leitura, pois criam uma percepção de texto contínuo.
Uma fonte serifada, em sua regra geral, transmite uma mensagem mais clássica e elegante e é recomendada para materiais impressos.
Estudos apontam que caracteres serifados são mais legíveis, pois desde as civilizações mais antigas (egípcias e romanas, por exemplo) fomos habituados a ler com estilo. Apesar de proporcionarem uma leitura mais fácil e rápida, é necessário estar atento a quantidade de serifas, que, quando usadas em excesso, podem prejudicar o texto. Acabamentos grossos e largos diminuem a legibilidade.
Com essas dicas, seu processo de criação se tornará mais prático e eficiente. Não se esqueça que uma boa criação precisa ter um layout adequado ao tom de voz e elementos gráficos presentes. Conte sempre com a qualidade dos materiais da Futura Imbatível para realizar seus projetos. Caso precise, estaremos à disposição para auxiliá-lo.

2 thoughts to “Dicas que vão facilitar a escolha da tipografia adequada”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *