Dicas de Diagramação

A diagramação é a técnica de organizar e distribuir de forma simétrica, hierárquica, atrativa e leve informações, tendo um espaço delimitado. Encontramos a diagramação nas páginas de livros, revistas, jornais, websites e até mesmo na TV.

Com a prática dessa técnica, você torna sua publicação ou produto mais atrativo para o público e pode explorar desde a tipografia, as cores e até a disposição do texto e imagens para que isso aconteça da melhor forma. Veja a seguir dicas para desenvolver uma boa diagramação.

 

  • HIERARQUIZE AS INFORMAÇÕES

 

A hierarquia de informações é, nada mais do que, distribuir e organizar o texto do mais de acordo com a relevância. A partir disso, você saberá o que destacar e prenderá a atenção do leitor logo de início.

 

  • CRIE IDENTIDADE

 

A identidade do seu conteúdo é construída a partir da escolha da tipografia e das cores para a sua composição. Manter um padrão é crucial para passar credibilidade, segurança e se tornar mais reconhecível aos olhos do público.

É importante estudar as cores que melhor se adaptam para a transmissão da emoção que deseja, assim entenderá se é melhor o uso de cores suaves ou mais vibrantes e quais combinações usar.

Mantenha um padrão tipográfico de no máximo três estilos diferentes, pois passa credibilidade e confiança. Com as escolhas certas, você chamará mais atenção e dará um aspecto “clean” em sua diagramação.

 

  • TENHA UM ESBOÇO MANUAL

 

Pode parecer bobo, mas ter um esboço manual do que deseja pode te trazer mais confiança ao produzir. Os rascunhos possibilitam, de forma mais rápida e simples, que você teste mais opções e organize suas ideias antes de ir oficialmente para a prática.

 

  • USE IMAGENS – apenas quando realmente forem adequadas

 

A imagem possui grande peso na sua diagramação. Com ela você complementa informações, exemplifica, exibe, quebra a monotonia de um texto longo e ainda chama atenção de um número maior de pessoas.

Escolha imagens e as analise. Use apenas as que tiver certeza que será a melhor para se aplicar. Apesar de serem um apoio visual, se utilizadas fora de contexto, com baixa qualidade ou em excesso podem atrapalhar em vez de ajudar. Caso não ache a imagem adequada explore seu texto e brinque com ele, um exemplo disso é o uso do “box de texto”.

 

  • SIMETRIA

 

Dê simetria a aparência de sua página. Caso use mais de uma imagem ou blocos de textos, deixe sempre com tamanhos equivalentes para levar leveza aos olhos de quem vê.

 

  • ATENTE-SE AS CONFIGURAÇÕES DO SEU TEXTO

 

Quando se trata do texto, fique atento com o tamanho dos blocos e a divisão deles para que não quebre o ritmo de leitura. O ideal é usar blocos médios já que eles possibilitam manter o ritmo de leitura e não se torna cansativo.

Além disso, quando sua diagramação contar com textos mais extensos evite os parágrafos muito longos, eles cansam a leitura e poluem a página.

E aí, gostou das dicas? Deixe suas dúvidas e opiniões nos comentários!

 

One thought to “Dicas de Diagramação”

  1. Uma coisa que nós utilizamos na MN Print é técnicas de persuasão e marketing em nossas peças gráficas.

    Por exemplo, um panfleto precisa ter uma Headline chamativa para causar mais impacto né?

    Desta forma, abre espaço para a diagramação, que fará com que o cliente consiga adquirir toda a informação necessária.

    Gráfica em Santo André – MN Print

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *