Dia Nacional do Gráfico

Olá, amigos. Dia 07/02, é dia nacional do gráfico, nossa postagem de hoje será especial para todos os gráficos do Brasil!

É considerado um profissional gráfico aquele que  trabalha com a impressão de materiais de vários tipos. Cartão de visita, revistas, jornais, livros, panfletos publicitários, cartazes, notas fiscais, etiquetes, convites, banners, entre outros.

A escolha da data não foi aleatória, acontece que no dia 07 de fevereiro do ano de 1923, diversos profissionais gráficos, liderados por João da Costa Pimenta, realizaram uma greve histórica em São Paulo. Eles protestavam por melhores salários e condições de trabalho, já que a indústria gráfica havia crescido bastante mas ainda era administrada de forma amadora.

A importância da greve foi tanta que além do dia do profissional gráfico ser comemorado na data do protesto, marcou também o surgimento do sindicato dos gráficos, que a partir daquele ano, passou a lutar por melhores condições para a classe trabalhadora.

Com a indústria gráfica a todo vapor e com condições melhores de trabalho, o profissional gráfico passou a ter um papel de destaque na sociedade, além de se tornar uma importante ferramenta para a comunicação em geral, já que tudo que é impresso, tem que passar pelas mãos do gráfico. (Jornais, informativos, etc).

Se no começo o gráfico imprimia apenas letras, com a modernidade, ele passou a imprimir imagens em alta resolução, dando mais cor na vida das pessoas.

Para chegar no produto final (material impresso que chega na mão do cliente), existem algumas etapas a serem seguidas, sendo elas:

• Pré-impressão

Como o próprio nome já diz, esta etapa vem antes da impressão. Em linhas gerais, o profissional prepara o arquivo para que o mesmo não venha com nenhum problema de impressão.

• Impressão

É a parte prática da coisa. O serviço já está produção sendo impresso através de uma matriz de impressão, no caso dos nossos impressos,  em uma máquina offset.

• Acabamento

Após a impressão vem a parte dos acabamentos, onde utiliza-se de colagens, grampeamentos, dobraduras e cortes, fazendo a organização final do produto.

Segundo informação da Associação Brasileira de Indústrias Gráficas (ABIGRAF), nos dias de hoje, mais de duzentos e cinqüenta mil gráficos atuam no mercado, estando mais concentrados em São Paulo, Rio de Janeiro e Paraná.

Parabéns para todos os Gráficos do Brasil!

Equipe Futura Imbatível
www.futuraim.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *