Destaque-se e amplie suas vendas: como e quando usar os efeitos no Photoshop

O Photoshop é um editor de imagens muito versátil. A primeira versão do software foi lançada pela Adobe em 1990, já com o intuito de ser uma ferramenta de digitalizadores e manipulação de imagens. Hoje em dia, é usado por diversos profissionais de diferentes áreas de atuação por ser intuitivo e de prático manuseio.

O programa permite que a imaginação role solta com as diversas opções de filtros prontos. As texturas também são ótimas opções para tornar seus projetos mais criativos e interessantes.

Entenda o funcionamento dos controles de filtro:

Os controles são usados para regular os filtros, ou seja, as barras controlam a intensidade e como serão aplicados. Em alguns trabalhados você pode deixar o filtro mais intenso e em outros, um pouco mais leve. Não existe regulagem certa ou errada para cada filtro, ajuste-os até conseguir o resultado desejado.

controle

Controle-filtros

  1. Filtros Artísticos (Artistic)

Esses filtros são ideias para trabalhos que tenham uma pegada mais artitisca pois dão a impressão que a imagem não é uma foto, mas sim uma pintura feita à mão. São ao todo 6 filtros disponíveis nesta categoria no software.

  1. Distorções (Distort)

Esté é um efeito muito amplo que pode ser usado para modificar o corpo ou o rosto de uma pessoa. Também é possível criar efeitos diferentes e divertidos em uma imagem. Dica: o filtro “Pinch” (pitada) é usado para encolher as regiões selecionadas.

  1. Rascunhos (Sketch)

Com exceção da opção “Water Paper” (papel de água), todos os filtros desta categoria têm o efeito preto e branco. São utilizados para transformar uma foto em um verdadeiro rascunho, um desenho perfeito. Confira:

sketch

Sketch

Caminho –  Filtro > Galeria de Filtros > Sketch > Charcoal

  1. Estilizar (Stylize)

Os dois filtros desta categoria atribuem muita personalidade à imagem. A opção “Glowing Edges” (extremidades brilhantes) dá um efeito neon na foto. Já a opção “Wind” (vento) borra a imagem para o lado que você escolher.

stylize

Stylize

Caminho: Filtro > Galeria de Filtros > Stylize > Glowing Edges

  1. Desfoque (Blur)

A opção “Gaussian Blur” (desfoque gaussiano) é capaz de desfocar toda a imagem. Já com o efeito “Motion Blur” (borrão de movimento), a foto fica com uma impressão de desfoque em movimento, tornando o borrão mais intenso.

blur

Gaussian | Motion

Caminho: Filtro > Blur > Gaussian Blur

  1. Acabamentos (Render)

Os efeitos de acabamento são ótimos para tornar as fotografias menos artificiais. Você pode criar diferentes efeitos com luzes arrastando os pontos desejados.

  1. Texturas (Texture)

O Photoshop possui algumas texturas disponíveis: craquelada, granulada, mosaico, por exemplo. As texturas são ótimas para tornar a arte criativa e original.

mosaico

Mosaico

Caminho: Filtro > Galeria de Filtros > Texture > Grain > Mosaic Tiles

granulada

Granulada

Caminho: Filtro > Galeria de Filtros > Texture > Grain

craquelada

Craquelada

Caminho: Filtro > Galeria de Filtros > Texture > Craquelure

 

Aumente seu repertório:

Separamos três referências do design impresso que abusam da criatividade. Inspire-se e mande bem nos seus próximos projetos:

Ken Lo – Fundador e designer na Agência GLOW, em Hong Kong. Clique aqui para dar uma olhada em seus projetos super aspiracionais.

Anonymous – Estúdio de Singapura é conhecido por ser uma forte referência segmento gráfico. Vale a pena clicar aqui e conferir seus projetos.

La casa de tipos – A agência espanhola é destaque na área de design impresso. Confira!

Aproveite os recursos do Photoshop e as inspirações acima para criar trabalhos únicos e cheios de personalidade. Destaque-se no segmento gráfico e aumente suas vendas!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *