Designer com orgulho

Bom dia, imbatíveis!

Se todos os anos, na confraternização de natal, você precisa explicar para a família que  não conserta computadores, Parabéns, hoje é o seu dia!

 

O dia nacional do designer existe desde 1998, quando o então Presidente da República, Fernando Henrique Cardoso, assinou um decreto instituindo o dia 05 de novembro, como o dia de todos os profissionais dessa área. Essa data foi instituída em homenagem ao advogado, planejador, artista plástico e designer brasileiro Aloísio Magalhães, que era um defensor do design no Brasil e que nasceu dia 05 de Novembro.

Magalhães, com certeza, foi uma das figuras mais importantes do design no Brasil, dentre seus trabalhos, vale destacar a identidade visual da Petrobrás, o desenho das notas do cruzeiro novo e o símbolo do  IV Centenário do Rio de Janeiro.

Apesar de todo o empenho de Aloísio, que faleceu em 1982 (com 55 anos), e do reconhecimento por parte do ex Presidente da República, a profissão de designer não é regulamentada, ou seja, não exige uma formação técnica, cursos superiores ou diplomas específicos para o seu exercício. Um projeto de lei foi aprovado e encaminhado para o Senado Federal propondo a regulamentação da profissão, mas pasmem, o projeto está desde 2011 aguardando um retorno do Senado Federal, e quatro anos depois, eles ainda não se manifestaram. Isso é uma vergonha!

Para acompanhar como está o andamento do processo, acesse o site http://www.camara.gov.br/proposicoesWeb/fichadetramitacao?idProposicao=502823 e se cadastre.

Apesar da legislação permitir que qualquer pessoa  exerça a profissão de designer, as empresas dificilmente contratam profissionais sem alguma formação técnica na área.

Orgulhe-se dessa profissão, mesmo que ela seja tão desvalorizada pelas pessoas (“Faz essa logomarcazinha, ai? É rapidinho, vai ser fácil para você!”).

Para receber nossas atualizações por e-mail, se inscreva na newsletter e não perca nenhuma novidade do blog.

Equipe Futura Imbatível
www.futuraim.com

One thought to “Designer com orgulho”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *