Cores: entenda seus significados e saiba como utilizá-las

As cores têm um importantíssimo papel na identidade visual das empresas e produtos. Uma marca pode ir do sucesso ao fracasso apenas pela escolha errada de sua identidade.

Além de serem responsáveis por atuar sobre a emoção humana, as cores também são capazes de produzir uma sensação de movimento envolvente e compulsiva.

Cores quentes e frias 

Chamamos de cores quentes aquelas que estão entre o vermelho, laranja e alguns tons de amarelo. Já as cores frias são aquelas que se encontram entre o verde, azul e alguns tons de roxo.

Como aplicá-las em seus projetos?

Confira abaixo algumas cores e seus significados para os negócios:

Branco: puro, seguro e conservador. Se seu cliente deseja se destacar entre seus concorrentes, esta não é uma boa escolha.

Preto: simboliza poder e seriedade. Capaz de transmitir sofisticação, elegância, mistério e intimidação.

Cinza: conservador e neutro. Adequada para empresas jurídicas e financeiras por transmitir uma sensação de controle e poder.

Vermelho: calor, dinamismo, ação e excitação. Muito apropriado para fast-foods e negócios que tenham velocidade e ação em seus princípios. Tons escuros de vermelho são recomendados à advogados e corretores.

Rosa: graça, ternura e carinho. Ideal para ser usada por empresas que comercializam doces e por salões de beleza, cosméticos e moda. Em tons mais fortes é muito usada para marcas adolescentes.

Azul: tranquilidade, pureza e lealdade. Em tons claros é ótima para negócios da área da saúde. Já os tons escuros transmitem ambição e determinação.

Verde: segurança, crescimento e riqueza. Também é associada à assuntos relacionados ao meio ambiente e natureza.

Amarelo: um estimulante para a mente. Adequado para jornalistas e professores, por exemplo. Mas cuidado, muito amarelo pode estimular ansiedade.

A identidade visual de uma marca é responsável por passar a primeira impressão para o consumidor. Por isso, estude todas as cores antes de produzir um material para seu cliente.

As dicas te ajudaram? Deixe sua opinião nos comentários. 🙂

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *