Cor de vestido causa polêmica em redes sociais

Bom dia, Imbatíveis. Uma polêmica tomou conta das redes sociais na noite desta quinta-feira. Tudo começou quando um perfil no Tumblr postou uma foto e perguntou qual era a cor do vestido. A grande maioria respondeu que o vestido era Branco e Dourado, mas uma boa parcela de usuários respondeu que o vestido era Azul e Preto. O debate se estendeu até hoje e ainda não chegaram num acordo comum. No twitter as hashtags #PretoeAzul e #BrancoeDourado dominam os assuntos do momento e essa polêmica está longe de terminar.

Mas afinal, que cor é o vestido? Tirem suas próprias conclusões e opinem.

 

o-VESTIDO-AZUL-E-PRETO-570
Link do perfil: http://swiked.tumblr.com/post/112073818575/guys-please-help-me-is-this-dress-white-and

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

E ai, chegaram numa decisão final? Deu uma travada no cérebro? Na primeira impressão o vestido parece Preto e Azul, mas quando você olha novamente enxerga Branco e Dourado.

Essa confusão do cérebro é normal e ocorre devido aos nossos olhos serem compostos de retina, ou seja, ela permite que você interprete as cores. A retina é responsável pela formação de imagens, ela retém o que você enxergou e traduz para o cérebro através de impulsos elétricos enviados pelo nervo óptico. Existem duas partes nela, uma (cones) que permite que se enxergue cores (sensível ao azul, verde e vermelho) e outra (rods) que enxerga tonalidade (branco, preto e cinzas).

Para quem enxergou o vestido azul e preto, os cones de sua retina estão em melhor funcionamento, o que faz com que se trabalhe com mistura subtrativa (que faz com que a mistura de cores se torne preta);
Para quem enxergou o vestido branco e dourado, seus olhos não funcionam tão bem com a luz em baixa intensidade, de modo que a sensibilidade a cores é diminuída, causando mistura ADITIVA, transformando o tecido em dourado.

No dia a dia da gráfica acontece muito isso! Quem nunca passou por uma situação em que a cor de um cartão de visita gerou uma dúvida e você não sabia se era azul ou preto e as opiniões sempre se dividiam. Existe confusão de cores também quando trocamos de monitor. Alguns monitores mais antigos (os famosos tubões) transmitem as cores de uma forma, enquanto os novos monitores mais modernos de LCD transmitem as cores totalmente diferente. Isso tudo depende da iluminação do local que você está, da posição que você se encontra e da qualidade do seu monitor.

No canto direito do blog, estamos realizando uma enquete para “descobrir” qual é a cor do vestido. Participem!

Abraço, até a próxima!

Equipe Futura Imbatível
www.futuraim.com

 

 

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *