Conheça a melhor forma de trabalhar com imagens - Futura Gráfica Online

Conheça a melhor forma de trabalhar com imagens

As imagens são a base dos projetos criativos de design gráfico. Desta forma, saber a melhor maneira de trabalhar com elas, combinando elementos e, no caso do artigo de hoje, os textos, pode otimizar o seu processo criativo. Continue a leitura e confira as dicas que separamos para você.

Para começar qualquer tipo de produção criativa devemos ter em mente a mensagem principal que deverá ser transmitida no produto final. Seja o objetivo provocar uma ação ou um sentimento, isto deve estar claro em seu projeto e este será o seu ponto de partida, permitindo que você trabalhe com a objetividade.  

O próximo passo é, definir/produzir a imagem ou ilustração que irá compor a sua arte gráfica. A imagem deve induzir a uma sensação e conduzir a mensagem ao consumidor sem ser 100% dependente do texto, dando a ele apenas a função de complemento e apoio.  

E assim, depois disso, entramos nas dicas de como trabalhar as imagens unindo elementos de maneira harmônica. Confira:

Escolha a tipografia ideal

A fonte possui papel fundamental na comunicação visual e deve sempre estar ligada ao objetivo da comunicação expressada na produção gráfica, garantindo coerência e equilíbrio.

Existem clientes que possuem uma tipografia padrão definida, mas, quando o seu cliente não apresentar uma fonte padrão, inicie uma pesquisa aprofundada e tenha em mente as solicitações feitas a você.

Assim, entendendo o projeto de ponta a ponta, ficará mais fácil encontrar a tipografia ideal para o material final.  

Use os efeitos a seu favor

Os efeitos produzidos nos softwares de edição podem ser uma solução para a integração do texto a sua imagem, já que, com eles você pode trabalhar com o jogo de luz e sombra, cor e profundidade.

A diagramação como aliada

Já ao usarmos a diagramação para trabalhar os elementos de uma imagem, você pode:

  • Utilizar do Gride para criar divisões e espaçamentos para distribuir os elementos de forma harmônica.
  • Aproveitar o espaço neutro da sua imagem para aplicar o texto de apoio.
  • Trabalhar adequadamente com o alinhamento e espaçamento do texto, de forma que mantenha a hierarquia de informações e o sentido da mensagem. Isso pode ser feito com o aproveitamento do Kerning ou aplicando um box de texto (com ou sem transparência).
  • Criar contraste entre as cores de fundo e da fonte escolhida sem que um interfira no papel do outro na peça gráfica. Isso pode ser feito apenas com o uso de uma fonte mais chamativa, ou, com a aplicação de uma camada de cor sólida entre a imagem e o texto.
  • Trabalhar com o blur ao fundo, destacando apenas o elemento mais importante da imagem e abrindo espaço para a integração do texto.

Evite erros

E claro, todos nós estamos suscetíveis a cometer erros, mas eles atrapalham consideravelmente o seu fluxo de trabalho, na intenção comunicativa da peça e trazer resultados desagradáveis, levando a solicitações de alterações. Assim, trabalhar para evitá-los é fundamental.

Para isso, veja agora alguns cuidados que podem ser tomados:

  • Atente-se ao alinhamento e distribuição do texto: a quebra do texto cria um incômodo visual e pode, por muitas vezes, atrapalhar na interpretação do consumidor.
  • Não posicione seu texto sobre os elementos principais da imagem/ilustração, como por exemplo, o produto destacado, um rosto ou outros.
  • Respeite a hierarquia das informações.

E aí, gostou do artigo? Deixe suas dúvidas e opiniões aqui nos comentários!

Banner Qualidade Imbatível pelo Melhor Prazo FuturaIM

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *