Comunicação para Vender

Bom dia, amigos. Amanhã, dia 05 de maio, é o dia nacional da comunicação. A data foi escolhida em homenagem ao Marechal Rondon, pelo fato dele ser considerado o Patrono das Comunicações no Brasil. Isso ocorre por ter sido ele um dos principais responsáveis por uma maior integração nacional, com a criação de importantes linhas telegráficas no país, responsáveis por integrar a região sudeste ao centro-oeste e ao norte brasileiro.

A comunicação existe desde os primórdios, até mesmo antes da escrita, é um processo que envolve a troca de informações, e utiliza os sistemas simbólicos como suporte para este fim. Estão envolvidos neste processo uma infinidade de maneiras de se comunicar: duas pessoas tendo uma conversa face a face, ou através de gestos com as mãos, mensagens enviadas utilizando a internet, a fala, a escrita que permitem interagir com as outras pessoas e efetuar algum tipo de troca informacional.

Quando nos referimos a VENDAS, uma boa comunicação é fundamental para que o serviço seja executado da melhor maneira. Utilizar as palavras corretas para lidar com o cliente é uma obrigação do vendedor e muitos perdem a venda por não saberem se comunicar direito. Por isso, listamos uma séries de dicas que ajudaram você a se comunicar melhor quando estiver negociando com um cliente:

1 – Construa sua imagem

Você deve se vestir bem e não apresentar uma aparência suja para cliente. Simpatia, atenção, bom humor  e dedicação também são fatores que ajudarão você a construir uma boa imagem. Sempre chame o cliente pelo nome e evite utilizar vícios de linguagens e gírias.

2 – Aprenda a escutar 

Pois é, por incrível que pareça, para se comunicar bem, é preciso saber escutar. Do que adianta você se comunicar bem sem aprender a escutar seu cliente? Vendedores que falam mais do que devem, acabam construindo uma imagem de “CHATO”.  Escute o que seu cliente tem a dizer, demonstre atenção e interesse quando ele estiver falando, e o mais importante, seja humilde e não seja aquele vendedor que “SABE TUDO”. Pessoas soberbas costumam ser excluídas das conversas!

3 – Aprenda a falar

As vezes acontece do cliente lhe fazer uma pergunta, você saber a resposta, mas na hora de responder, você se embaralha todo. Uma dica infalível para aprender a argumentar e aumentar seu vocabulário é simplesmente ler. E ler de tudo: desde bons livros até jornais, revistas ou bulas de remédio. Além de melhorar sua fala e seu vocabulário, aumenta seus conhecimentos. Ler nunca é demais!

 4 – Linguagem Corporal

Quando estamos nos expressando, temos o costume de utilizar o corpo para conversar junto, e isso não está errado, pelo contrário. Uma pesquisa realizada pela Universidade da Califórnia, por exemplo, constatou que num processo de comunicação 38% de uma mensagem é transmitida pela voz, enquanto 55% se dá pela linguagem corporal e apenas 7% é transmitida por meio de palavras. Por isso, tenha postura, entonação e use gestos adequadamente enquanto fala.

5 – Demonstre firmeza

Geralmente o cliente pede detalhes técnicos sobre o produto, quando você for explicar não se baseie apenas em “achismo”, isso não passará firmeza para o cliente e acabará com sua imagem.

Perceberam como a comunicação é um fator importante para vender? Até mesmo se a venda for feita online, seu site estará se comunicando por você, portanto, tome cuidado com as palavras e imagens que você utiliza.

Equipe Futura Imbatível
www.futuraim.com

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