Como vender mais em datas comemorativas

Bom dia, amigos. A nossa dica de hoje para quem trabalha com vendas é sobre a importância de acompanhar o calendário de marketing. Ele tem um papel de destaque, pois todo dia é dia de alguma coisa. Algumas datas mais importantes, outras nem tanto, mas o bom vendedor deve estar atento e explorar todos os segmentos de mercado. Na última sexta-feira (12/06), por exemplo, foi o dia dos namorados. Qual estratégia de marketing você definiu para vender mais para os estabelecimentos (perfumarias, floriculturas, lojas de bijuterias, lojas de calçados, etc),  que estavam relacionados com essa data? Se você esperou o cliente te ligar, agiu errado!
O planejamento nas vendas em datas sazonais é muito importante, pois além de largar na frente do seu concorrente, você surpreende o cliente e evita correria desnecessária para entregar o pedido.

As vezes o cliente não está ligado nas datas, cabe ao revendedor lembrá-lo com antecedência para que ele realize uma campanha de marketing relacionada ao dia comemorativo (caso se encaixe com o comércio dele), pois afinal, se ele não realizar nenhuma ação não comprará serviços gráficos e você não lucrará mais. Portanto, a partir de hoje acompanhe o calendário atentamente e defina uma estratégia de marketing voltada a vendas.

Quais os tipos de ações e promoções o vendedor deve realizar

Por mais que você lembre o cliente de uma data importante, pode acontecer dele estar sem a verba disponível para o momento, portanto, além de lembrá-lo com antecedência, você deve oferecer vantagens que despertarão o desejo dele de comprar. É importante que qualquer ação e promoção, quando associada a uma época ou data, tenha um caráter urgencial ou pelo menos tente passar para o público essa idéia (essa regra se aplica para revendedores gráficos e lojistas). Utilize palavras de ação como: “Só hoje”, “Por tempo determinado”, “Não perca”, “Super descontos”, ou qualquer palavra do gênero. A questão é que você precisa passar a idéia de urgência, que se ele não aproveitar essa oportunidade, dificilmente encontrará outra chance de economizar.

Como se diferenciar da concorrência

O calendário com as datas comemorativas é comum a todos os revendedores, então como conseguir se diferenciar e realizar a venda antes do seu concorrente? Você deve apostar na personalização! Isso mesmo, é muito comum revendedores realizarem promoções em datas especiais ou até mesmo entrarem em contato com seus clientes no dia do aniversário. Se você fizer isso, vai ser apenas mais um. Portanto, aposte em um produto personalizado e ofereça de brinde para o seu cliente. Exemplo: O cliente aderiu a sua campanha de vendas e comprou um milheiro de cartão, folhetos e um banner. Ou seja? Ele gastou bastante com você. Se você der uma bolacha de chopp personalizada com o logo da loja dele, ou então oferecer um simples chaveiro personalizado, você fará um investimento mínimo (se comparado ao lucro que você obteve) e deixará o cliente muito feliz. Com certeza na próxima vez que ele for comprar um produto gráfico lembrará de você e comprará da sua gráfica. O pós venda também é muito importante para conseguir fidelizar o cliente. Fique atento!

Equipe Futura Imbatível
www.futuraim.com

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