Combine cores e harmonize os layouts dos seus próximos projetos

Que as cores transmitem sensações todos já sabem, mas será que conseguimos combiná-las do jeito certo?

Diariamente, designers e profissionais gráficos precisam definir as melhores combinações de cores para seus projetos. Neste artigo, vamos mostrar algumas técnicas que farão a diferença na hora de criar um novo layout.

Antes de começar a criar, recomendamos que você estude o público-alvo e os objetivos do seu cliente. A escolha das cores jamais poderá partir de seu gosto pessoal, mesmo que elas variem de acordo com o tipo de consumidor e metas da empresa.

Tenha em mente que em alguns casos a melhor saída é misturar tons quentes (vermelho, laranja e amarelo, por exemplo) com tons mais frios, como azul e verde. O mesmo vale para tons luminosos demais. É preciso ter cautela para alcançar o equilíbrio.

O uso de cores muito escuras podem ofuscar a leitura dos textos em seu layout, mesmo quando cores claras também são utilizadas. Para leituras mais longas, o ideal é que se use um fundo claro com texto de cor escura.

Em flyers e panfletos, fundo preto com letras laranjas pode ajudar a fixar a mensagem, por exemplo. As cores são uma das principais responsáveis na memorização do que está sendo comunicado.

Estudos de neuromarketing apontam preto, cinza e branco como cores simples que transmitem poucos conflitos. Combinações de azul e dourado podem gerar curiosidade aos leitores, enquanto laranja e vermelho transmitem credibilidade.

Algumas ferramentas dão uma mãozinha na hora de criar as famosas paletas de cores, como o caso da Pallete FX. É muito simples: basta fazer upload de uma imagem no site e TCHARAM! A paleta está pronta. Veja exemplos abaixo:

flomingos

flamingos-paleta

plancton

plancton-paleta

Lindo, né? Atente-se em todos os fatores que envolvem seu projeto para conseguir harmonizar todos os elementos do layout.

Gostou dos conselhos? Quer deixar a dica de alguma outra ferramenta? Compartilhe conosco nos comentários! 🙂

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *