Capriche no atendimento ao cliente

Bom dia, amigos. Na última Segunda publicamos uma matéria dando dicas de como recuperar o cliente que você perdeu para um concorrente. A matéria de hoje tem tudo a ver, pois traz dicas valiosíssimas de como prestar um bom atendimento perante o cliente.

1 – Entender o que o cliente realmente precisa

Conforme já citamos, você deve escutar o cliente. Isso mesmo, quando você abordar um cliente, escute o que tem a dizer, tire todas as dúvidas possíveis, principalmente em relação ao dados do layout, prazo e forma de pagamento.

2 – Conhecer bem os produtos que você está vendendo

Por incrível que pareça, existem profissionais que vendem os produtos gráficos mas quando o cliente pede uma explicação mais técnica sobre o que está comprando, o representante não sabe informar. Você deve conhecer o produto que está vendendo para quando surgirem perguntas técnicas você saber responder. Ninguém nasce sabendo, portanto, não é vergonha nenhuma tirar dúvidas com os funcionários da gráfica, com os designers, com certeza você aprenderá muito. Você também pode realizar pesquisas na internet, com certeza vai encontrar uma explicação completa sobre o assunto. O que não pode acontecer é o cliente perguntar algo para você e ficar sem resposta. Isso faz o vendedor perder a credibilidade.

3 – Saber vender o peixe

Mesmo entendendo perfeitamente as necessidades do cliente e talvez conhecer os produtos profundamente, você precisa saber vender o peixe. Quantos vendedores existem no mercado? Você deve se perguntar: “Por que o cliente deve comprar comigo?” Quando você entender o seu diferencial verá que as vendas acontecerão naturalmente, pois você é um profissional que entende as necessidades do cliente, conhece o seu produto profundamente e sabe vender o peixe.

Todos os dias você deve se cobrar e tentar melhorar sempre. Nunca pense que é o melhor, pois certamente ficará para trás. Se possível, faça cursos voltados para atendimento ao cliente e vendas, existem vários cursos online gratuitos, basta ter vontade de aprender.

Para finalizar, anote mais três dicas importantíssimas

Prometer e não cumprir: Se tem uma coisa que acaba com a reputação do vendedor ou do designer, é prometer algo para o cliente e não cumprir. Só prometa o que realmente pode cumprir.

Entregar produto ou serviço errado: Nesses casos provavelmente você já recebeu todo o valor e o cliente não percebeu que o produto estava errado ou faltando. Possivelmente ele te ligará e cobrará o que está faltando. Em outros casos ele vai deixar passar, mas nunca mais comprará com você. Portanto, não tente passar o cliente para trás, seja honesto!

Preço justo: Não é por que o cliente tem muito dinheiro e não fez orçamento com outros vendedores que você vai cobrar um valor altíssimo dele. Você também não deve baixar muito o seu preço. Tente chegar num meio termo, no preço justo. Sua consciência fica limpa e você conquista um cliente fiel.

Equipe Futura Imbatível
www.futuraim.com

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