Brainstorming Post FuturaIM Gráfica Online

Brainstorming no processo criativo

Você já deve estar habituado com as técnicas para desenvolver um bom processo criativo, como: manter a atenção para conseguir descomplicar o problema da melhor forma, pensar em caminhos alternativos, propor formas diferentes de seguir, derrubando os bloqueios criativos, trazendo ideias inovadoras e fora da caixinha. 

 

Mas, e o brainstorming?

 

A técnica do brainstorming, que traduzido significa “tempestade de ideias”, deve ser uma das etapas percorridas dentro do seu processo criativo. Ela estimula e auxilia a organização dos seus pensamentos.

 

Agora, você deve estar se perguntando se existe a melhor forma para começar um brainstorming. Nós iremos listar abaixo 5 dicas básicas para você conseguir começar e enfrentar menos dificuldades. Vamos lá?

 

  1. Mantenha o foco: tenha um ambiente separado para realizar o seu brainstorming, livre de barulhos ou coisas que possam ocasionalmente te atrapalhar, tirando a concentração;
  2. Não julgue as ideias: priorize a sua liberdade de pensamentos para fazer com que suas ideias fluam sem a intervenção de um bloqueio criativo;
  3. Anote todas as ideias que tiver: nesse momento, você apenas às coloca no papel sem ir mais longe com elas;
  4. Dispare suas ideias em sequência: especialistas confirmam que, para um pensamento vir, é necessário que o da frente saia primeiro, por isso, quanto mais você respeitar essa sequência, mais será beneficiado;
  5. Não se apegue apenas a uma ideia: como dissemos anteriormente, é importante  não se apegar apenas a uma ideia para permitir que as outras apareçam.

 

Tente fazer uma reunião de brainstorming com amigos ou pessoas que você acredita que possam acrescentar no seu projeto. Caso não funcione de primeira, não desista! Acostumar o seu cérebro com um método diferente pode levar tempo, mas irá funcionar.

 

Use também utensílios como papéis, post-its, canetas coloridas e o que mais ajudar a sua mente a mapear palavras e criar conexões entre elas. Sempre que vier alguma ideia ou palavra, anote-a imediatamente! Você verá que, com o passar das tentativas, será cada vez mais fácil chegar ao seu objetivo.

 

Agora que você já sabe por onde começar, que tal tentar? Depois, conte pra gente como foi a sua experiência nos comentários!

 

Banner Qualidade Imbatível pelo Melhor Prazo FuturaIM

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *