A importância do Papel Reciclado

Olá, amigos. Na matéria de hoje mostraremos como o papel reciclado é importante para o dia a dia.

Produzir papel reciclado é uma forma moderna de diminuir os problemas ambientais causados pelo processo industrial de fabricação, além de reduzir o desperdício na utilização dos materiais. Essa é uma nova postura na sociedade, preocupada em reaproveitar materiais já utilizados, tornou-se uma exigência dos consumidores por produtos e processos amigos do meio ambiente e reciclar papel é uma das formas de resposta. Os principais fatores de incentivo à reciclagem de papel, além dos econômicos são: a preservação de recursos naturais (matéria-prima, energia e água), a minimização da poluição e a diminuição da quantidade de lixo que vai para os aterros.

Para se ter uma idéia, cada 50 Kg de papel usado transformado em papel novo evita que uma árvore seja cortada.

Para facilitar a separação correta dos resíduos de papéis, citamos os principais tipos de papéis recicláveis que são: jornal, papel para impressoras, saco de papel, papel para escritório, revista, impressos em geral, papel branco, papel misto, papelão e embalagem longa vida.

O mesmo papel pode ser reciclado entre 7 a 10 vezes, pois sendo formado por fibras oriundas da celulose, estas vão se degradando a cada ciclo. A cada nova reciclagem, o papel perde qualidade e ganha novas funções. No seu primeiro estágio (papel virgem), ele pode, por exemplo, ser sulfite. Depois, reciclado, pode até voltar a sê-lo mas, para isso, precisa receber certa quantidade de papel virgem. Na reciclagem seguinte, pode se tornar  embalagem de mercadorias. Em outra reciclagem, já se torna caixa de papelão. E, no último estágio, vira “miolo” de caixa de papelão. A grande virtude da reciclagem é aproveitar materiais que seriam descartados, possibilitando com isso, a melhoria na qualidade do meio ambiente, a redução de volumes de resíduos urbanos através da coleta seletiva e o prolongamento da vida útil dos aterros sanitários, através de um processo educativo que possibilite a participação da população no planejamento e gestão dos resíduos, objetivando a conservação e reparação de uma cidade sustentável para os próximos anos.

Reduzir o desperdício é uma grande preocupação da Futura Imbatível. Consciente da escassez dos recursos naturais e da importância de não poluir o meio ambiente, lançamos em 2011 a Linha Ecológica, produzida somente em papel reciclato, composta por diversos produtos para que você possa oferecer a melhor opção para seus clientes. Adotamos um sistema de aparas no qual todo resíduo de papel é devidamente selecionado, triturado e encaminhado para uma empresa que faz o tratamento adequado e destina-o para reciclagem.

 

Por mês, a FuturaIM fornece para reciclagem mais de 100 toneladas de resíduos. Os insumos como chapas, blanquetas, plásticos, pallets, metais, entre outros, que são destinados para empresas que fazem o reaproveitamento. Faça você também a sua parte. Contribua para um Mundo Melhor!

CURIOSIDADE:

Saiba o que é o papel reciclato

O papel reciclato é o primeiro papel off-set totalmente reciclado produzido em escala industrial no Brasil com aparas pré e pós-consumo. Apresenta textura única podendo ser um diferencial nos seus trabalhos, por possuir a tonalidade de reciclado. É mais indicado na impressão de cartões de visita, papel timbrado, envelopes, pastas e cardápios. O papel reciclato possui uma composição constituída por 75{d3e34648b6fe03cd7587e26918d6c639da9a8b9ab7777e717fffd8cbd9e156d5} de aparas pré-consumo (material reciclado dentro da fábrica) e 25{d3e34648b6fe03cd7587e26918d6c639da9a8b9ab7777e717fffd8cbd9e156d5} pós-consumo (material oriundo da coleta urbana). A gramatura de papel geralmente varia de 90 e 240 gramas. O papel reciclado, por ser feito de material 100{d3e34648b6fe03cd7587e26918d6c639da9a8b9ab7777e717fffd8cbd9e156d5} descartado, tem aparência muito mais rústica.

 

Equipe Futura Imbatível
www.futuraim.com

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *