Dicas para melhorar a criatividade no trabalho

8 dicas para desenvolver a criatividade no trabalho

Inovação é fundamental para o desenvolvimento de uma empresa de sucesso, sendo a criatividade um elemento chave para o surgimento de ideias.

A criatividade também permite enxergar novas estratégias e realçar habilidades de negócios de forma significativa e que beneficiem seu trabalho e/ou empresa.

Criatividade não é um atributo místico, reservado para poucos sortudos, mas um processo que pode ser desenvolvido e gerido.

Confira 8 dicas simples que vão ajudar você a desbloquear sua criatividade no trabalho.

1. Informações visuais

Visualizar dados e pesquisar novos conceitos é uma forma incrivelmente poderosa de incentivar o desenvolvimento de ideias em equipes.

Desligar-se do mundo exterior e agrupar informações em um quadro e/ou lousa contribuem para ativar a criatividade.

Organização visual das ideias para aumentar a criatividade

2. Não há regras

Equipes criativas trabalham em conjunto, debatendo, criando e impondo ideias e conceitos. Porém, para atingir resultados surpreendentes, é preciso esquecer o ‘livro de regras’ e alguns ‘tabus’. Nenhuma sugestão deve ser inibida ou descartada.

3. Cronograma reverso

Crie um cenário ideal para 10 ou 15 anos e comece a traçar seu caminho de forma reversa. Na fase de desenvolvimento de ideias, o ‘como fazer’ não deve ser o foco da discussão.

4. Jogos

Antes de começar a sua próxima reunião, experimente um jogo para relaxar e fazer a criatividade fluir. Um jogo fácil e rápido é pedir que todos os participantes escrevam uma ideia aleatória em um pedaço de papel. Amasse-os e coloque-os no centro da mesa. Cada participante deverá pegar um papel, e construir um cenário com a informação. O importante é que cada integrante responda a pergunta: ‘como posso resolvo este problema?’.

5. Anote absolutamente tudo

Não existe ideia ‘errada’ ou pensamento pequeno. Qualquer informação pode se tornar valorosa para um negócio. Não tem como prever o que uma frase ou palavra pode fazer pela sua próxima grande ideia. Para não esquecer de nada, utilize aplicativos, sites, cadernos, agendas, lousas ou quaisquer outras formas que você preferir. Mas mantenha tudo anotado e organizado.

Anotações para lembrar de ideias

6. Pausas mentais

Encare as mídias sociais e sites de entretenimento como ‘pausas mentais’. Lembre-se que é praticamente impossível nutrir a criatividade quando se esta cansado. Incentivar quebras mentais é a chave para o desenvolvimento lado criativo dos funcionários e elevar a moral.

7. Atividade física

Engajar-se em uma atividade física pode ajudar a desbloquear a sua mente criativa, especialmente se o seu trabalho é sedentário. Isso irá relaxar sua mente e, ao final, seu cérebro estará novo e pronto para resolver um problema. E quem sabe a inspiração pode aparecer durante a atividade.

Atividade física para ativar a criatividade

8. Abuse dos seus pontos fortes

Muitas pessoas acreditam que a criatividade é exclusiva de alguns perfils de profissionais e áreas de atuação, enquanto aos mais analistas são vistos como ‘lógicos’. Porém, sua habilidade pode ser utilizada para te dar ideias criativas. Uma planilha de Excel pode te mostrar números e respostas tão importantes e criativas quando uma ferramenta de design.

Exercitar o cérebro, buscar referências e manter-se ativo é o que tornam pessoas criativas. Aplicá-las no seu trabalho ou negócio faz parte do seu processo de crescimento profissional. E se você ainda não se sente confiante para começar a praticar a criatividade, comece pelo mais fácil: escreva ou apenas fale suas ideias, mesmo que pareçam sem sentido.

Depois de vencer o primeiro obstáculo, basta deixar as ideias fluírem. E se você conhece outras formas de ampliar a criatividade, compartilhe conosco.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *