home office FuturaIM Gráfica Online

7 Dicas para ter um Home Office produtivo

Em meio à crise que o país está enfrentando por conta desse grande surto do novo coronavírus, muitas empresas optaram por deixar seus funcionários trabalhando em casa, ou seja, home office. Essa foi a única alternativa a seguir, para proteger a vida não só de seus colaboradores, mas familiares e amigos. Por isso, se você também está trabalhando home office, a FuturaIM trouxe 7 dicas para que o seu dia a dia seja bem produtivo. Está curioso para conhecer as dicas? Então, vamos lá!

1. Escolha o local adequado 

A escolha do seu ambiente deve ser estudada para que não haja interferências durante o seu período de trabalho. Optar por trabalhar na sala de televisão ou sala de estar não é uma boa ideia, o lazer precisa estar distante do local de produção. Os barulhos e a circulação de pessoas podem prejudicar ao quebrar sua linha de raciocínio.

Se tiver opções, busque montar seu escritório em um quarto isolado, como o de hóspedes, por exemplo. Nele, você terá mais privacidade e conseguirá atingir a concentração necessária para produzir bem. Em outros casos, o improviso será necessário, por isso, é fundamental ter um bom diálogo com os seus familiares, para que respeitem o seu novo ambiente de trabalho.

2. Utilize móveis confortáveis

A mobília escolhida precisa ficar regulada à sua altura para que não tenha futuros problemas de saúde. Dores na coluna e fadiga muscular são os sintomas que podem aparecer se você não estiver bem acomodado. O ideal é que a cadeira utilizada seja regulável. Seus pés precisam tocar o piso e seus joelhos e cotovelos devem formar o ângulo de 90°. É recomendado que a mesa esteja entre 70 e 75 centímetros do chão. Já o monitor precisa ser colocado de modo que sua cabeça não fique posicionada para baixo, nem para cima: seus olhos devem ficar no meio da tela do computador. É claro que, nem todos têm uma cadeira regulável em casa, mas quanto mais confortável for a sua cadeira, mais produtivo será o seu dia.

3. Iluminação faz a diferença

Aproveite o máximo que puder a luz natural que entra pelas janelas do cômodo. Combine lâmpadas e luminárias especiais para leitura, quanto mais iluminado o ambiente, menos esforço você terá que fazer para ler.

4. Organização é essencial

Manter o ambiente organizado é sinônimo de sucesso, gaveteiros fazem muito bem essa função. Em cima da mesa, utilize pastas e porta canetas para manter seu material próximo a você.  Separe uma área para colocar seus suprimentos, como caneca de café e um copo com água. Assim, você não vai se dispersar para buscar aquilo que precisa. Além disso, criar uma planilha com todas as tarefas do dia, também é uma forma de se organizar e não vai correr o risco de deixar algum dever para trás.

5. Respeite o seu horário de trabalho

O fato de estar em casa, corre o risco de focar em outras prioridades, como ficar com criança no colo, fazer tarefas domésticas, ir ao mercado e etc. Lembre-se que você está em horário de serviço, portanto, qualquer distração vai afetar a sua produtividade em horário de trabalho. Então, faça jus à confiança que seu chefe depositou em você.

6. Vista-se adequadamente 

Nada de ficar de pijamas e com cabelos despenteados, porque ficar muito à vontade só porque está na sua casa, pode te deixar muito preguiçoso e não levar suas tarefas à sério. A dica é: vista-se como se fosse à empresa e penteie os cabelos, pois nunca se sabe quando terá uma videochamada de seu chefe, não é mesmo?

7.  Cuidado com o excesso 

Há dois extremos que você deve tomar muito cuidado: as distrações e o excesso de trabalho. É óbvio que as distrações como o barulho de panela, televisão ligada, redes sociais e outras distrações, são situações que devem ser evitadas o máximo possível. Mas, o fato de estar no conforto de sua casa, corre o risco de cometer excesso de trabalho também. É necessário que você estabeleça uma rotina e respeite seus horários, para não gerar estresse por falta de administração do seu tempo. Tenha em mente que você precisa de seu momento de entretenimento e um tempo de qualidade com a sua família, nesse período de reclusão.

Você tem outra dica que não foi listada? Compartilhe conosco nos comentários e ajude outros profissionais que estão home office a trabalhar melhor. 🙂

Banner Qualidade Imbatível pelo Melhor Prazo FuturaIM

2 thoughts to “7 Dicas para ter um Home Office produtivo”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *