A importância do relacionamento com o cliente

5 dicas para construir sólidos relacionamentos com os clientes

Criar relacionamentos sólidos, com vários tipos de pessoas e em diferentes áreas da sua vida, é essencial para o seu sucesso pessoal e profissional.

No âmbito corporativo, a construção desses relacionamentos requer tempo, dedicação e muito tato, com base em contatos pessoais e totalmente personalizados.

Apesar de ser uma tarefa muitas vezes onerosa, os resultados são os melhores possíveis, podendo levar a uma divulgação boca a boca bastante positiva, aumentando seu número de clientes e vendas, além de sua segurança e satisfação profissional.

E para que você fortaleça ainda mais suas relações corporativas, selecionamos cinco dicas fundamentais sobre relacionamento com o cliente.

1. A mais simples das tarefas
Tratar os outros como você gostaria de ser tratado é uma lição clássica e a mais simples das tarefas. Porém, é a mais esquecida.

Durante as negociações, coloque-se no lugar do seu cliente e forneça o mesmo tipo de atendimento e serviço que gostaria de receber.

2. Honestidade é a chave.

Seja sincero com o seu cliente
Seja sincero com o seu cliente

Falar a verdade sobre seus produtos e/ou serviços nunca irá prejudicar seu negócio.

Lembre-se de ser honesto também sobre o que você não consegue atender. Pode ser com relação à prazo e benefícios especiais.

Seus clientes irão apreciar sua postura e este poderá ser o começo de um relacionamento duradouro.

3. Clientes são pessoas e não números
Ao iniciar um novo contato, anote uma referencia pessoal ao lado do nome, algo que te faça identificá-la facilmente.

Uma outra dica são as anotações por tipo de serviço prestado pelo cliente e uma forma de você atender as suas necessidades.

Assim, você sempre terá uma abordagem mais pessoal e direta com o cliente.

4. Mantenha a comunicação agradável

Mantenha uma comunicação agradável
Deixe o cliente seguro e confortável

Nada é mais perturbador do que contatar um fornecedor e ser atendimento de forma rude ou desatenta.

Utilize uma linguagem e tom de voz que deixe o cliente seguro e confortável, para que ele possa compartilhar seus reais problemas e negociar, sempre que necessário.

Atente-se para que a informalidade não seja excessiva e transpareça falta de profissionalismo.

5. Seu corpo também fala
Fique atento a sua linguagem corporal, pois ela diz como você se sente na presença de outras pessoas e sobre si mesmo.

Para causar uma boa impressão durante uma negociação,mantenha os braços e as pernas descruzados, sorria e faça contato direto com os olhos. Assim, seu cliente também ficará mais motivado em interagir com você.

Cada contato é único e deve ser tratado como tal. Muitas vezes a melhor tática é ser você mesmo. Ter um interesse verdadeiro pelo cliente e em como ajudá-lo fará com que a relação se fortaleça naturalmente.

Criar relacionamentos sólidos é preciso tempo e esforço, enquanto que desfazê-los é simples e rápido. Portanto, não descuide do cliente já conquistado.

Formar relacionamentos significativos e duradouros é vital para o sucesso de qualquer profissional ou negócio. Evite as armadilhas de apenas ‘colher bons frutos’ e torne seus relacionamentos benéficos para as duas partes.

O que você faz para estreitar o relacionamento com seus clientes? Tem alguma outra dica para acrescentar na nossa lista? Compartilhe com a gente!

2 thoughts to “5 dicas para construir sólidos relacionamentos com os clientes”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *