24 de Junho: Dia das Empresas Gráficas - FuturaIM

24 de Junho: Dia das Empresas Gráficas

Hoje, a FuturaIM – gráfica online quer fazer menção ao Dia das Empresas Gráficas! O dia 24 de junho tem um grande significado para todos nós, pois é a data de nascimento do alemão Johannes Gutenberg, uma personalidade importantíssima, considerada pai da indústria gráfica. Foi ele quem criou a prensa móvel, que é a forma muito mais rápida e moderna de reproduzir livros em várias tiragens.

O primeiro livro impresso com essa nova técnica foi o Novo Testamento da bíblia, por volta de 1455, que inclusive, foi traduzido por Martinho Lutero. Esse novo método fez tanto sucesso que, logo se espalhou por toda a Europa e o mundo inteiro.

E, aqui no Brasil, em 1965 Damiro de Oliveira Volpe apresentou a data no 1º Congresso Brasileiro da Indústria Gráfica (Congraf), que passou a ser reconhecida como o Dia da Indústria Gráfica na América Latina em 1988, no decorrer da 36ª Assembleia da Confederação Latino-Americana da Indústria Gráfica (Conlantigraf).

Agora, imagine como era antigamente! Antes da prensa móvel os livros eram manuscritos. Isso mesmo! Todas as reproduções de livros eram escritas à mão. E, por ser manual, os livros eram extremamente caros, sendo equivalente ao valor das propriedades rurais daquela época. Sendo assim, pouquíssimas pessoas faziam questão de comprar aqueles livros e logo existia um índice muito alto de analfabetismo.

Com a grande invenção de Johannes Gutenberg tudo isso mudou! Os livros além de serem reproduzidos com mais velocidade, eles também passaram a ser mais baratos, facilitando assim, a comercialização. Então, imagine os impactos dessa ideia que acabou revolucionando o universo gráfico.

Nos dias de hoje, diversos tipos de máquinas industriais já foram criados, com tecnologia de ponta para atender pedidos em alta tiragem não só de livros, mas de revistas, tabloides, folhetos, cartões de visita, banners, adesivos e tantos outros impressos.

Nós, da FuturaIM, por exemplo, temos uma máquina superpotente – a Koenig & Bauer, com capacidade de produzir 18 mil folhas por hora e sistema totalmente automatizado, inclusive, na calibragem de cores. Quanta evolução não é mesmo?

E, o que seria dos estabelecimentos sem os impressos personalizados? O que seria da propaganda sem material de divulgação? Em todo lugar, seja em uma loja, na rua ou numa fachada, sempre tem um material gráfico. E, se todos nós chegamos até aqui, é porque teve um precursor de tudo isso.

Essa data é memorável e deve ser homenageada. E, a FuturaIM quer parabenizar todas as empresas gráficas que dão vida aos projetos e colocam no papel as melhores inspirações, com tanto talento, agilidade e profissionalismo.

Gostou da nossa homenagem? Deixe aqui seu comentário e até a próxima!

Banner Qualidade Imbatível pelo Melhor Prazo FuturaIM

6 thoughts to “24 de Junho: Dia das Empresas Gráficas”

  1. Bom dia realmente esse dia é muito importante para todos nos que atuamos nessa área…só deixo um lembrete que a mais de um ano infelizmente a futura deixou de ser aquela empresa pontual no critério de agilidade e entrega de seu produto com antes…somos parceiro a muito tempo a mais de 9 anos mas que desses tempo para cá ou seja 1 ano, infelizmente a empresa vem nos deixando na mão…ao pecar no seu compromisso de entrega nos prazos mencionados afeta diretamente no nosso dever com o nosso cliente devido por tantos atrasos…pena que nossas ocorrências não tiveram efeitos e nem mudanças.

    1. Olá, Lurineide! Tudo bem? Neste cenário em que nos encontramos, inevitavelmente, não conseguiremos atender todas as expectativas em termos de prazos como normalmente fazíamos, mas é de extrema importância sabermos o impacto dos nossos serviços na vida de nossos clientes e sua opção sempre será considerada, pois queremos fazer o nosso melhor daqui para frente a fim de evoluirmos juntos nessa parceria. Encaminharemos suas pontuações aos setores responsáveis. Agradecemos o seu feedback!!

  2. os contratempos tem sido mínimos nesses anos que utilizo os serviços da futura, estou satisfeito.
    obrigado a toda equipe Futura.

    1. Olá, Antonio! Tudo bem? Nós que agradecemos por compartilhar sua satisfação conosco, pois opiniões como as suas nos motivam a buscar sempre novas ideias e evoluções!! Conte conosco!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *