05/12 – Dia Internacional do Voluntário

O ano está acabando e chega então o momento de pensarmos em novos hábitos para 2019! 

Aproveitando a data especial do Dia Internacional do Voluntário, iremos ressaltar a importância dos projetos sociais e alguns dos que acontecem no nosso país. Leia o artigo até o final e motive-se a ser um voluntário no ano que vem. Vamos lá?

Os projetos sociais são, em sua definição, iniciativas que buscam proporcionar melhorias na vida das pessoas e no meio ambiente. Eles, independente do seu porte, influenciam para o melhor funcionamento do ambiente que nos cerca.

Dentre os participantes (voluntários, e não especificamente organizadores de tais ações) podemos encontrar empresas e indivíduos, que se oferecem para realizar doações, sejam ela em dinheiro, tempo, arrecadação, educação, saúde, arte e muito mais. As empresas que trabalham em parceria com ONGs, instituições, projetos e ações podem ter sua imagem valorizada em meio ao mercado e aos consumidores.  

De acordo com o IBGE, no Brasil cerca de 6,5 milhões de pessoas são envolvidas em trabalhos sociais, sendo em sua maioria mulheres (4,6%) e com predominância na região Norte do país (5,6%).

A seguir serão apresentados alguns projetos que você pode participar e ajudar como puder. Confira:

Entrega por SP 

Iniciado em 2013, o projeto da visibilidade, atenção, incluir socialmente e prestar ajuda à saúde dos moradores de rua. Contando com cerca de 150 voluntários por ação e pelo menos 9 rotas de atuação, distribuem cobertores, produtos de higiene pessoal e roupas.

Coletivo Ocupação Verde 

O coletivo itinerante possui como objetivo conscientizar os moradores das comunidades sobre a importância da conservação do meio ambiente, e apresentar alternativas para uma melhora nos hábitos alimentares. O meio escolhido para a realização da ação foi a educação e as artes.  

Inspirando Futuros Jornalistas 

Instituição desenvolvida pela OMEGA em parceria com a Viva Rio, atende comunidades cariocas na intenção de dar espaço e voz a jovens de baixa renda, e ainda, viabilizar o início de uma carreira na área de comunicação social através de aulas sobre as mídias, promovendo a inclusão digital.

Óleo que Transforma 

O projeto Óleo que Transforma, desenvolvido pelo Instituto Nação de Valor, promove uma forma de prevenção da natureza e uma possibilidade para aumento na renda de adultos em situação de risco. Conscientiza, através de palestras, todos os impactos causados pelo descarte incorreto do óleo de cozinha e aponta a utilidade desse material na produção de sabão ecológico, auxiliando na preservação do meio ambiente, na saúde pública e na economia.

Mas não para por aí! É importante lembrarmos que praticar boas ações não se refere apenas ao vínculo com instituições, mas também, com os pequenos gestos do dia a dia. As possibilidades são quase infinitas e sempre bem-vindas!

Gostou? Deixe suas dúvidas e opiniões nos comentários!

 

2 thoughts to “05/12 – Dia Internacional do Voluntário”

  1. Gostaria de fazer aqui um comentário a respeito das agendas comercializadas pela Futura Im. Estamos em meados de 2019, os pedidos de agendas aumentam muito, porém trabalhar com a Futura está ficando impossível. Os preços são impraticáveis! Por exemplo: uma agenda diária 2019 a R$ 31,99 + 2,99 de frete, ou seja, o custo para o revendedor fica em praticamente 35,00 reais. Como vamos colocar margem em cima de um preço desses? O valor final fica absurdo, mesmo trabalhando um uma margem baixíssima! Tenho concorrentes na minha cidade vendendo agendas personalizadas a R$ 25,00 reais, com capa dura e wire-o, iguais as da Futura Im! Será que terei que deixar a Futura e começar a comprar do meu concorrente???

    1. Olá, Cintia. Tudo bem? Estamos com o melhor preço e qualidade do mercado, temos certeza que a qualidade valerá o investimento. Todo seu feedback foi passado para o setor de produtos e analisaremos os valores para atendê-la da melhor maneira, ok? Conte sempre conosco.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *